O que é a Parapsicologia Integrativa

I – O QUE É PARAPSICOLOGIA?

II- O QUE É PARAPSICOLOGIA INTEGRATIVA?

III - PARAPSICOLOGIA INTEGRATIVA: ABORDAGEM E MÉTODO

IV- DAS DISCIPLINAS - EMENTA E CORPO DOCENTE

 

 

I - O que é a Parapsicologia?

"É a ciência que tem por objeto, a comprovação e a análise dos fenômenos paranormais, à primeira vista inexplicáveis, que apresentam, porém a possibilidade de serem resultados das faculdades humanas."

Esta é a definição mais usual e simples encontrada em livros e artigos de internet.

 II-  Parapsicologia Integrativa:

Por Euclides de Almeida Silva - Professor e Diretor do Instituto Namaskar.

É um método de atendimento psicoterapêutico sistêmico, que utiliza várias técnicas terapêuticas de forma harmoniosa e sistêmica (processo), na condução do trabalho realizado por um Parapsicólogo Integrativo (Parapsicólogo Terapeuta). O foco do trabalho realizado pelo Parapsicólogo Integrativo está em atuar de forma preventiva e na orientação, seja de consulentes ou organizações quando da incidência de: dependência química, transtornos mentais, desiquilíbrios emocionais provocados pelo stress, depressão e ansiedade e na incidência de fenômenos paranormais causadores de desiquilíbrios psicológicos.

Seguem alguns exemplos das mais usuais técnicas terapêuticas utilizadas pelo Parapsicólogo Integrativo:

  • Relaxamento Conduzido
  • Meditação
  • Reprogramação Mental
  • Hipnoterapia
  • Auto - hipnose
  • PNL - Programação Neurolinguística
  • Meditação
  • Afirmações Positivas
  • Programação Subliminar
  • Mantras
  • Metáforas
  • Repetição Constante de Frases Positivas
  • Sugestiologia
  • Visualização Criativa
  • Ho'oponopono
  • Filosofia oriunda de Ensinamentos Orientais (Zen, Zufismo, Tantra e Budismo) como método de Autoconhecimento
  • Práticas de Yoga
  • TVP - Terapias de Vidas Passadas
  • Regressão de Memória
  • Biopsicologia
  • Filosofia Clínica
  • Processos de Respiração Consciente (Pranayamas)
  • Constelação Sistêmica Familiar
  • Fitoterapia

A Parapsicologia Integrativa possui seu objeto terapêutico com base na Ciência Mental e nas teses teóricas da Física Quântica no que tange principalmente as dimensões quânticas que os seres humanos interagem. Além de observar o consulente como um ser integral, o Parapsicólogo Integrativo (ParapsicólogoTerapeuta), utiliza-se de processos metafísicos na forma de Reprogramação Mental e/ou Insights intelectuais (colapso da função de onda) uma vez que se levam em conta os diversos seguimentos da realidade humana. Assim, de acordo com a linha profissional adotada pelo Parapsicólogo Integrativo (Parapsicólogo Terapeuta), e em conformidade com a necessidade do trabalho a ser realizado junto ao consulente (cliente), as diversas técnicas integram-se harmoniosamente em um processo psicoterapêutico, sejam elas técnicas terapêuticas formais ou holísticas.

O Parapsicólogo Integrativo (Parapsicólogo Terapeuta) analisa e observa o consulente como sendo um ser integral, possuidor de um sistema com várias dimensões, consciências ou corpos (físico, mental, emocional e espiritual). Esse sistema humano precisa estar em equilíbrio, a fim de que se alcance a saúde integral e, consequentemente, a autorealização do indivíduo.

 

 

Leila C. R. Souza

Parapsicóloga Integrativa (Parapsicóloga Terapeuta)

Professora do Instituto Namaskar

A Parapsicologia Integrativa sai da mesmice, onde se encontra a Parapsicologia tradicional, para abordar novas maneiras de prestar assistência completa nos atendimentos terapêuticos, permitindo a evolução integral e a transformação do consulente (cliente) no seu ritmo. Para tanto, são utilizadas diferentes técnicas, como terapias energéticas e o aconselhamento, que visam à harmonização entre a pessoa em tratamento e o universo.

Quando falamos em Parapsicologia Integrativa, compreendemos a importância de entender as necessidades do ser humano de uma forma holística, utilizando todas as ferramentas/técnicas acessíveis para um resultado favorável. Como exemplo, podemos citar a Física Quântica pela grande influência que possui nas abordagens psico-físico-emocionais no atendimento terapêutico.

Uma sessão de Parapsicologia Integrativa pode ser dividida em três partes:

1 - Abordagem científica parapsicológica feita com o consulente a partir de técnicas como: Anamnese; Relaxamento; Hipnose Clínica; Transe Clínico; Regressão de Memória; Terapias de Vidas Passadas (TVP); Metáforas; Chaveamentos; Ressignificação; Ancoragem; Reprogramação Mental;

2 - Utilização, se necessário, de uma ou mais técnicas energéticas durante, ou na finalização, do atendimento, tais como: Reiki; Cura Prânica; Bioenergia; Cromoterapia; Auriculoterapia; Apometria; Reprogramação Mental; Hipnose Clínica;

3 – Recomendações terapêuticas dadas pelo parapsicólogo integrativo (terapeuta) alternadamente ao consulente para serem praticadas em casa, a fim de aperfeiçoar os resultados obtidos nas sessões. Seguem alguns exemplos: Meditação; Alongamentos; Yoga Assistida; Técnicas de Respiração; Reprogramação Mental; Técnicas de Autocura; Auto-Hipnose; Autorelaxamento.

As técnicas utilizadas pelo Parapsicólogo Integrativo (Terapeuta) têm como objetivo principal a autorealização da pessoa que busca evoluir integralmente.

 

III - Parapsicologia Integrativa: Abordagem e Método

A abordagem da Parapsicologia Integrativa é integral e transpessoal, tendo como objetivo principal levar o consulente a um novo estado de consciência de si próprio, como também, um estado de maior felicidade interna (espiritualidade) e externa, para que possa melhor se relacionar com o mundo ao seu redor.

O tratamento terapêutico não é direcionado tão somente nos sintomas de stress e ansiedade, além dos transtornos mentais originados destes, mas também na capacidade que o ser humano tem em ressignificar as situações desfavoráveis em férteis mecanismos de autoconhecimento.  

Os fenômenos paranormais em desequilíbrio apresentados por alguns consulentes são analisados como sendo possibilidades de uma mediunidade paranormal ainda não plenamente entendida e de difícil aceitação pelo consulente como também por seus familiares e amigos. Assim, procura-se conscientizar o consulente da necessidade de uma reforma ética em sua vida externa como também interna (espiritualidade), buscando alcançar uma maior compreensão da Consciência Universal ao qual todos fazemos parte. O Parapsicólogo Integrativo (Parapsicólogo Terapeuta) trabalha para que o consulente atinja um estado de maior realização pessoal e felicidade interna, tão bem estudada hoje em dia pela Ciência Hedônica a pela Psicologia Positiva.

Para tanto, com frequência nas sessões, são utilizadas diversas técnicas parapsicológicas e processos terapêuticos, tais como:  Análise Parapsicológica - Anamnese; conversas abertas e sinceras, Transidentificação; Técnicas de Relaxamento e Meditação; Hipnose Clínica; Retrocognição Terapêutica (Terapia de Regressão de Memória e Vidas Passadas); Autodefesa Psíquica e Energética; PNL (Programação Neurolinguística) aplicada à Parapsicologia Terapêutica; Técnicas de Exploração e Dissolução dos Bloqueios Energéticos e Psíquicos; Biopsicologia; Constelação Sistêmica e Familiar, Reiki, Cura Prânica e outras.

 

 INDICAÇÕES DE TRATAMENTO:

- Medos: fobias; pânico; depressão; melancolia; tristeza; vazio interior; falta de sentido na vida;

- Relacionamentos: amorosos; conjugais; familiares; ideias fixas; perturbação mental; emocional e energética; traumas de relacionamento(s);

- Sexualidade: problemas sexuais; impotência; problemas em atingir o orgasmo no sexo; dificuldades com autoestima; autovalorização; amor próprio e autorespeito;

- Profissão: falta de sentido profissional; desorientação pessoal perante a si mesmo e a vida; conflitos profissionais;

- Hipersensibilidade: problemas com sensibilidade a ambientes, pessoas e energias; dificuldade de relacionamentos em grupo; timidez; isolamento; sentir-se fechado(a) nas relações; experiências incomuns; experiências de quase-morte; experiências fora do corpo; sonhos (lúcidos; estranhos; pesadelos); insônia;

- Doenças de cunho espiritual: Consulentes que apresentem TRANSTORNO PSICÓTIPO: ESQUIZOFRENIA – CONDUTA SUICIDA, ALUCINAÇÕES E ABDUÇÕES ESPIRITUAIS RELACIONADOS À DOENÇA DA ALMA. 

De acordo com o que é apresentado pela Organização Mundial de Saúde - OMS, conforme segue: “CID-10, item F.44.3 - define estado de transe e possessão como a perda transitória da identidade com manutenção de consciência do meio-ambiente, fazendo a distinção entre os normais, ou seja, os que acontecem por incorporação ou atuação dos espíritos, dos que são patológicos, provocados por doença.”

Nestes casos, é de extrema importância avaliar a possibilidade de que o tratamento espiritual seja feito por uma equipe de Parapsicólogos Integrativos qualificados e experientes. Nesta forma de tratamento paranormal, com frequência são utilizadas as seguintes técnicas mais comumente conhecidas como: bioenergia (energização e equilíbrio dos chacras), passe quântico/mediúnico, apometria, dialimetria, sessões de desobsessões espiritual e outras.

 

O TRATAMENTO É CONTRAINDICADO:

-  A indivíduos que apenas almejam fazer as sessões por mera curiosidade e que não queiram investir em seu autoconhecimento de forma séria e responsável.                                                                                                                                                       

- A indivíduos que apresentam algum distúrbio diagnosticado pela medicina psiquiátrica e que possuam expressa proibição de se submeter a um tratamento terapêutico complementar, além daqueles que estejam intensivamente sendo tradados em ambulatório psiquiátrico.

 

- A indivíduos que são encaminhados para tratamento terapêutico de forma coercitiva ou que não tenham sido antecipadamente informados.

 

IV)       DAS DISCIPLINAS – EMENTA E CORPO DOCENTE:

1) METODOLOGIA DA PESQUISA – Prof. ALFREDO LEONARDO PENZ

Conceitos de métodos e técnicas em pesquisa. Método quantitativo, qualitativo e pluralista. Resenhas. Projetos de pesquisa. Apresentação de trabalhos acadêmicos.

2) AUTOCONHECIMENTO I - Prof. EDUARDO O. CARVALHO

Conceito de autoconhecimento. Métodos e técnicas aplicadas ao autoconhecimento. Planejamento de vivências para o autoconhecimento.

3) AUTOCONHECIMENTO II - Prof. EDUARDO O. CARVALHO

Prática de vivências para o autoconhecimento. Avaliação de resultados das vivências aplicadas no autoconhecimento.

4) ANATOMIA APLICADA AO ATENDIMENTO TERAPÊUTICO – Prof. RAFAEL FACHINI

A disciplina de anatomia humana tem como finalidade evidenciar os principais sistemas do organismo humano, suas funções e relações, morfologia e estruturas macroscópicas.

5) NOÇÕES DE ANTROPOLOGIA - Prof. FÍDIAS TELLES

Analisar os diferentes aspectos por meio dos quais a realidade humana se efetiva e se articula com o mundo, produzindo coisas, crenças, conhecimentos e realidades.

6) TÉCNICA DE RELAXAMENTO FÍSICO E MENTAL (TEORIA E PRÁTICA) - Prof. RAFAEL FACHINI

 

7) PSICOBIOFÍSICA - Prof. FÍDIAS TELLES

Esclarecimento e relações. Interconexões Psicobiofísica, Parapsicologia e Metapsíquica. Propósito ontológico no cérebro ou funcionamento automático? O que interessa a Psicobiofísica? A mente e o desafio da vida. Aplicação da Psicobiofísica na vida humana.

 

8) PARAPSICOLOGIA CIÊNCIA I E II - Prof. ALYSSON SCHEREN e Prof. FÍDIAS TELLES

Fundamentos Espíritas (século XIX Allan Kardec); Metapsíquica (século XIX Charles Richet); Parapsicologia (século XX J.B.Rhine-Ernesto Bozzano-Ernani Andrade). Fenômenos: Toribismo, Mesas Girantes, Levitação, Ressonância Mórfica, Telepatia, Clarividência, Sincronicidade, Precognição, Psicocinésia, Xenoglossia. Teoria da Reminiscência (Platão). Permanência das contribuições básicas de Allan Kardec, Charles Richet, J.B.Rhine, Ernesto Bozzano e Ernani Andrade (fins do século XX e início século XXI). Brasil, tendências multidisciplinares (fins do século XX e início século XXI). Conceito atual de Parapsicologia e relações com Ciências-Religiões e Filosofias. Dilema atual: Redução técnica competente multidisciplinaridade sábia. A Parapsicologia a serviço de quê e de quem?

9) NEUROANATOMOFISIOLOGIA – Prof. ALEXANDRE ALEIXO

Esta disciplina visa apresentar e discutir, à luz da ciência biológica, como nosso cérebro está estruturado e como ele funciona em diferentes contextos. O conteúdo será focado nos temas com maior implicação para a prática profissional, como por exemplo, a compreensão da consolidação da memória, do sistema de atenção, das emoções, da motivação e da percepção.

10) FILOSOFIA - Prof. FÍDIAS TELLES

Conceitos e raízes históricas. Os gregos: Sócrates – Platão – Aristóteles. Rápidas passagens pela Filosofia Medieval (a Igreja), Moderna (o Renascimento) e Contemporâneo (as questões sociais). A Filosofia diante da realidade concreta (século XVII), Marx (século XIX), Sartre (século XX). Grandes temas do mundo transcontemporâneo (liberdade – democracia – justiça – ecologia – drogas – angústia e depressão – saúde mental – informática – ufologia – paranormalidade – espiritualidade). A Metafísica hoje. O ser. A Filosofia e as grandes verdades.

11) NEUROFISIOLOGIA DAS EMOÇÕES - Prof.ª NEUZA MARIA FRANTZ BONILLA

Permitir que o aluno conheça a formação cerebral e suas estruturas desde a gestação, bem como o funcionamento dos neurônios e neurotransmissores e sua implicação no comportamento humano. Permitir ao aluno o conhecimento dos diversos sistemas do organismo humano, bem como seu funcionamento e eventuais doenças.

12) NOÇÕES DE PRÁTICA DE PSICOLOGIA TRANSPESSOAL 

Aborda os principais vertentes da Psicologia Transpessoal focando as suas aplicações na prática terapêutica com foco em técnicas de ampliação da consciência. Os conteúdos teóricos apresentados serão aprofundados através de vivências. As quatro forças da Psicologia. O humanismo e a Psicologia Transpessoal. O manisfesto da transdiciplinaridade. A inteireza do ser humano. Técnicas de ampliação da consciência e a sua aplicação na prática terapêutica. Aprofundando: Stanislav Grof e a respiração holotrópica.

13) ORATÓRIA - Profº. ALFREDO LEONARDO PENZ

Apresentação oral de trabalho e postura de voz. Apresentação de pesquisa.

14) PSICOPATOLOGIA - Prof.ª NEUZA MARIA FRANTZ BONILLA

Esta disciplina visa apresentar e discutir os conceitos e a semiologia dos principais transtornos mentais, à luz de manuais de psiquiatria, psicologia e psicopatologia, com o objetivo de familiarizar os estudantes com estes termos e critérios diagnósticos, tornando-os mais capazes de compreender a condição clínica dos pacientes.

15) REPROGRAMAÇÃO MENTAL - Profº. JOSÉ BONEZZI

Abordaremos o tema dando um rápido conceito de Reprogramação Mental, falaremos das crenças, do medo de mudar, de como libertar-se do medo, de como elaborar uma visualização criativa e, por fim, trabalharemos com reprogramações mentais sob os aspectos físico, familiar, intelectual, econômico, social e moral.

16) ÉTICA PROFISSIONAL - Profº. JOSÉ BONEZZI

Responsabilidade profissional, normas de conduta.

17) ASPECTOS JURÍDICOS E LEGAIS RELACIONADOS À PARAPSICOLOGIA - Prof. ALESSANDRO NETTO VIEIRA e Prof. WALDEMAR MORENO JÚNIOR

Noções de direitos fundamentais. Aspectos constitucionais do direito à associação e reunião. Aspectos constitucionais do direito ao livre exercício da profissão. Liberdade de crença e religião. Inviolabilidade de domicílio: a casa como asilo inviolável. Exercício profissional no ambiente doméstico. Dos conselhos profissionais: estrutura, natureza, finalidade. Atividades profissionais e atos privativos, noções gerais: medicina, psiquiatria, psicologia, enfermagem. Dos crimes relacionados às atividades laborais: curandeirismo, charlatanismo, estelionato, penas e consequências jurídicas. Vínculo de emprego. Direitos trabalhistas elementares. Empresa. Aspectos práticos de sua constituição. Licenciamento para funcionamento de estabelecimento comercial. Alvarás e documentos afins.

18) PRÁTICA EM TERAPIAS REGRESSIVAS (REGRESSÃO DE MEMÓRIA E TERAPIA DE VIDAS PASSADAS-TVP) - PROFº. MURILLO CUCATTO

Habilitar o aluno em Parapsicologia Clínica Integrativa às técnicas terapêuticas regressivas a vivências passadas ou terapia de vidas passadas com o objetivo de levar o seu consulente de forma segura por meio de técnicas especiais e unicamente para fim terapêutico.

19) REGRESSÃO DE MEMÓRIA E TERAPIA DE VIDAS PASSADAS-TVP - Prof.ª LEILA CRISTINA ROCHA DE SOUZA

Habilitar o aluno as técnicas regressivas com o objetivo de levar seu consulente para experiências terapêuticas no passado nesta vida. Indução e práticas de regressão até a vida intrauterina.

20) FÍSICA QUÂNTICA APLIACADA A TERAPIA - Profª. LEILA CRISTINA ROCHA DE SOUZA

Conceitos, fundamentos e significados. Interpretar e tornar compreensivo para o público não especializado, as leis, os princípios e os processos quânticos em seus significados. Física Quântica na vida real. Como, onde e quando as leis e os princípios quânticos atuam sobre as pessoas. Como as leis e os princípios quânticos podem ser utilizados para: resolver problemas - superar deficiências - atrair coisas e pessoas que interessam - concretizar projetos - curar doenças.A cura das doenças fundamentada em princípios quânticos. Explicar os mecanismos e processos por meio dos quais os princípios quânticos atuam e interagem com moléculas, células e órgãos para produzir saúde e cura das doenças.

21) INTRODUÇÃO A TERAPIAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES I (BIOENERGÉTICA, REIKI, APOMETRIA, MASSOTERAPIA, FLORAIS E CURA PRÂNICA) - Profº. SÉRGIO LEGNAGHI

Teorias aliadas à prática na área das terapias alternativas, proporcionando ao indivíduo noções do assunto. Posteriormente auxiliando na tomada de decisão sobre qual o método aprofundar. As terapias alternativas são métodos naturais, sendo algumas de prática milenar, indicadas para qualquer idade ou enfermidade. Estes conhecimentos são relevantes para que o aluno conheça a terapia que, mais tarde, lhe servirá como ferramenta de trabalho. Aliada ao tratamento convencional a terapia alternativa vêm auxiliando pacientes não apenas de forma física, mas emocional.

22) INTRODUÇÃO A TERAPIAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES II (BIOENERGÉTICA, REIKI, APOMETRIA, MASSOTERAPIA, FLORAIS E CURA PRÂNICA) - Prof.ª LEILA CRISTINA ROCHA DE SOUZA

Noções de terapias alternativas. Atendimento terapêutico.

23) TÉCNICAS DE INDUÇÃO DE HIPNOSE – Profº. MÁRIO SÉRGIO

Técnicas de hipnose desenvolvidas na prática vivencial.

24) PRÁTICA CLÍNICA I (PARAPSICOLOGIA INTEGRATIVA PROCEDIMENTOS TERAPÊUTICOS, TÉCNICAS E RELATOS DE CASOS) - Prof. RAFAEL FACHINI

Possibilitar ao aluno os conhecimentos necessários para o trabalho em atendimento ao público, formatação de sua sala de atendimento, postura profissional junto a seu consulente e comunidade em geral, além da abordagem terapêutica específica para os casos mais procurados.

25) PRÁTICA CLÍNICA II (PARAPSICOLOGIA INTEGRATIVA PROCEDIMENTOS TERAPÊUTICOS, TÉCNICAS E RELATOS DE CASOS) - Prof. ALYSSON SCHEREN

Parapsicologia Clínica Baseada em Evidência. Cosmoética, Postura de Coerência Pessoal/Profissional e Autopesquisa/Autoterapia Profunda Permanente. Procedimento Clínico Padrão. Espaço Terapêutico, Clima e Amparabilidade. Psicoterapia Parapsíquica. Análise Parapsicológica. Relação Psicoterapeuta-Paciente-Sociedade. Metodologia de Atendimento. Métodos. Como usar as Técnicas Integrativas e Complementares. Casuística do Dr. Eliezer Mendes. Relatos, Diálogos e Estudos sobre Casos Clínicos.

26) NOÇÕES DE PSICOLOGIA GERAL E DA PERSONALIDADE - Prof. ALYSSON SCHEREN

Através do estudo da História da Psicologia poderemos observar como as forças culturais e sociais moldaram as atitudes que contribuíram para edificá-la, tal como a conhecemos hoje. Os métodos, as teorias e, de fato, nós mesmos somos produtos de forças e tradições que evoluíram ao longo do tempo. Os dados científicos são sumamente significativos quando considerados à luz de anteriores fatos ou dados que lhe são afins. O cientista deve também interessar-se pela história do seu campo a fim de evitar repetir o passado. Por causa da extrema complexidade do homem, muitas interrogações formuladas a respeito da natureza humana séculos atrás ainda hoje são feitas, de uma forma ou de outra. Existe, pois, uma continuidade de problemas e questões (senão de métodos) em Psicologia que não se encontra em outras ciências. Há, assim, um vínculo mais imediatamente visível e tangível com o passado em Psicologia, uma conexão que muitos psicólogos reputam interessante explorar. O homem sempre tentou estudar e compreender o seu próprio comportamento, obtendo muitos vislumbres e conclusões respeitáveis.

27) ENSINAMENTOS E VIVÊNCIAS (TANTRA, TERAPIA BUDISTA, MEDITAÇÃO, ESPIRITUALIDADE E FILOSOFIA DO YOGA) - Profº. EUCLIDES DE ALMEIDA SILVA

Ensinamentos e vivências que procuram fazer com que o indivíduo crie novas realidades em sua vida, liberando-o das programações limitadoras inconscientes, que atuam nos diversos corpos (dimensões) físico, mental, emocional e espiritual. O aprendizado vivencial e o teórico enfatizam os métodos e técnicas de meditação, visualização criativa e orações científicas do povo Kahuna, além das práticas diversas da Yoga. Estudo dos ensinamentos e da filosofia humanista dos grandes mestres espiritualistas universais e também dos mestres iogues que alcançaram a bem-aventura. Apresentação dos métodos terapêuticos: terapia budista e terapia da alma para libertação dos Sanskaras.

28) YOGA (ENSINAMENTOS SUAS APLICAÇÕES E INTERAÇÕES CORPO E MENTE) - Profº. ANDRÉA PLOTHOW

O Yoga como ferramenta de ligação corpo e mente. O estudo da mente e suas funções segundo a abordagem do Yoga. Estudo da aplicação terapêutica do Yoga. Objetivos da prática do Yoga. Yoga e relaxamento. Yoga na filosofia Hindu. Yoga como filosofia de vida.

29) SAÚDE PÚBLICA - Profº. ALEXANDRE BROCH

Exercícios Intelectuais – Saúde x Doença. História da Saúde Pública. Lei Orgânica da Saúde nº 8.080. Práticas Alternativas no SUS. O Modelo de Assistência à Saúde de Joinville. Noções de Saúde Mental – Legislação. Saúde Pública à Saúde Mental e História da Humanidade.

30) VIAGEM ASTRAL - Profº SÉRGIO LEGNAGHI

 

31) PALHAÇARIA TERAPÊUTICA - Profº ALEXANDRE ALEIXO 

 

32) APRESENTAÇÃO DE MATERIAL PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO - Prof.ALYSSON SCHEREN e Profº EUCLIDES DE ALMEIDA SILVA

Detalhamento do uso dos materiais. Informação do processo de atendimento. Demonstração do teste de sensibilidade e imagens mentais. Demonstração da técnica de relaxamento profundo.

33) ORIENTAÇÃO DE PESQUISA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO - Profº. ALFREDO LEONARDO PENZ

Introdução à Ciência e Epistemologia. Metodologia da Pesquisa Científica. Métodos Quantitativos e Qualitativos. Pesquisa Participativa, Fenomenológica, Pesquisa-Ação e Estudos de Caso Clínico. Parapsicologia Clínica Baseada em Evidências. Redação Científica. Monografia e Estrutura. Definição de Tema, Objetivos, Problema de Pesquisa. Foco. Orientação em Grupo.

34) VIVÊNCIAS EM CONSTELAÇÃO SISTÊMICA - Profº. Clayton de Assis

Histórico, apresentação das técnicas, finalidade de atuação terapêutica e prática vivencial.

35) SAÚDE INTEGRAL - Profº. RAFAEL FACHINI

36) NOÇÕES GERAIS SOBRE AYURVEDA - Prof.ª ANDREA PLOTHOW

A disciplina de ayurveda estuda o ser humano nas suas várias dimensões, utilizando-se de conceitos baseados em textos sagrados muito antigos.

37) TÉCNICAS DE ATENDIMENTO - Prof.ªLEILA CRISTINA ROCHA DE SOUZA

38) NOÇÕES DE PSICANÁLISE - Profº ALYSSON SCHEREN

39) TÉCNICAS AVANÇADAS DE ATENDIMENTO E HIPNOTERAPIA - Profº RAFAEL FACHINI

40) ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ATENDIMENTO TERAPÊUTICO MÓDULO I. Realizado no Instituto entre alunos.

41) ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ATENDIMENTO TERAPÊUTICO MÓDULO II. Aluno atendendo consulentes.

42) ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS DEPENDÊNCIAS DO INSTITUTO NAMASKAR. Aluno passa pelo processo terapêutico com um Parapsicólogo Integrativo (Terapeuta) associado ao Instituto.

43) ATIVIDADES EXTRACLASSE. O aluno participa de palestras, simpósios, workshops e cursos diversos relacionados com a Parapsicologia e Terapias Integrativas Complementares.

44) APRESENTAÇÃO DE PESQUISA PARA CONCLUSÃO DE CURSO:

I) Alunos de Parapsicologia com ênfase em Autoconhecimento e Terapias Integrativas Complementares: Apresentação de Pesquisas e Relatório de Práticas de Atendimento Terapêutico (Portfolio).

II) Alunos de Parapsicologia com ênfase em Autoconhecimento (sem qualificação em Terapias Integrativas) - Apresentação do trabalho/pesquisa específico sobre um tema, a ser definido posteriormente pelo Instituto.

45) PRÁTICAS DE YOGA, AUTOMASSAGEM E RELAXAMENTO e MEDITAÇÃO - Prof. RAFAEL JOSÉ KRAISCH,  Prof.ª ANDRÉA PLOTHOW e Profº EUCLIDES DE ALMEIDA SILVA.

46) ATIVIDADES VOLUNTÁRIAS JUNTO AO INSTITUTO NAMASKAR E OUTRAS ENTIDADES. O aluno sob a supervisão do Instituto realizará trabalhos voluntários, a fim de como Parapsicólogo pesquisador, possa obter subsídios e informações para pesquisas e publicações.

47) PESQUISAS E TRABALHOS PEDAGÓGICOS

48) CERTIFICAÇÃO

  1. Alunos de Parapsicologia – Autoconhecimento:
  • Certificação - Participação no Curso de Parapsicologia – Autoconhecimento

 

  1. Alunos de Parapsicologia  - Autoconhecimento com ênfase em Atendimento Terapêutico:
  • Certificação - Participação no Curso de Parapsicologia- Autoconhecimento (Parapsicologia Integrativa) com ênfase em Autoconhecimento e Atendimento terapêutico. O certificado ainda conterá selo da ABPCM – Associação Brasileira De Parapsicologia e Ciências Mentais.