O Instituto

Parapsicologia Integrativa

1-            DADOS DA ENTIDADE

Nome: Instituto Namaskar

ÊNFASE NO ENSINO:

Parapsicologia Integrativa, Ciências Mentais com Ênfase em Física Quântica, Terapias Integrativas Complementares e Treinamento em Yoga e Meditação.

Sigla: I.P.I.

CNPJ: 17977509/0001-91

Endereço: Rua Rio Grande do Sul n° 605-H, Bairro Anita Garibaldi, Joinville-SC.

Telefone: 55(47) 3026-7971 / 55(47) 9912-4600

E – mail: secretaria@institutonamaskar.com.br

Site: www.institutonamaskar.com.br

Facebook: Instituto Namaskar

            

2-            HISTÓRICO DA ENTIDADE

O Instituto Namaskar foi fundado oficialmente em 18 de abril de 2013, tendo ainda como data festiva o dia 21 de maio de 2013, simbolicamente representado pelo nascimento de Buda - Sidarta Gautama. As atividades de ensino começaram no mês de novembro de 2013.

O Instituto foi fundado por seu Diretor, o Professor Euclides de Almeida Silva, junto à cidade de Joinville/SC, impulsionado pela inexistência de cursos que também pudessem ofertar uma formação mais abrangente em nível de autoconhecimento (recursos humanos).

A abordagem principal do Instituto é a formação de Parapsicólogos Integrativos (Terapeutas), capacitando-os no atendimento e na orientação terapêutica em relação a seus consulentes, assim também em relação à sociedade como um todo, no que tange a realização de atividades voluntárias.

 

3-            JUSTIFICATIVA

A criação do Instituto Namaskar ocorreu, pelo desejo que as sociedades modernas almejam em possuir uma melhor qualidade de vida, seja no aspecto profissional, familiar, emocional e de conhecerem a si próprios - autoconhecimento.

Com intuito de contemplar o exposto acima, o Instituto possui no bojo de sua formação as seguintes áreas de ensino:

•             Parapsicologia Integrativa,

•             Ciências Mentais com ênfase em Física Quântica,

•             Terapias Integrativas Complementares,

•             Treinamento em Yoga e nos Processos de Meditação.

 

4-            OBJETIVOS DO CURSO

A)           NA FORMAÇÃO

O curso objetiva formar profissionais em Parapsicologia Integrativa (Terapeutas Parapsicológicos) de acordo com as disciplinas correspondentes a esta área. Na formação, será abordado ainda, conhecimentos e vivências oriundos da milenar sabedoria oriental, tais como conhecimentos da Yoga, do Tantra e dos Processos de Meditação, tanto Científicos como também Devocionais. Tudo realizado em harmonia com as atuais descobertas da ciência, oriundos das pesquisas da medicina corpo/mente, a fim de que possa se alcançar um equilíbrio emocional e uma saúde integral.

Em consequência, atingindo-se a capacidade de entender-se a si próprio, o indivíduo obterá ganhos e uma maior compreensão do mundo em que habita (interação humana).

B)           NA CERTIFICAÇÃO

O Instituto Namaskar objetiva qualificar e formar Parapsicólogos Integrativos (Terapeutas Parapsicológicos) em dois níveis de certificação

1-            Em nível profissionalizante (Curso de Qualificação Profissional de Nível Básico): Parapsicólogo Integrativo com ênfase em Atendimento Terapêutico.

2-            Em nível de Autoconhecimento: Participação no curso de Parapsicologia Integrativa com ênfase em Autoconhecimento.

C)           OBJETIVOS SOCIAIS - MISSÃO

•             Promover o desenvolvimento integral do ser humano, físico, mental e espiritual.

•             Estimular valores éticos, cooperativos e comunitários, especialmente empatia e amor.

•             Desenvolver uma nova formação na área da Parapsicologia Integrativa, que possa atualizar e integrar todas as potencialidades do ser humano, ou seja, físico, sensorial, intelectual, emocional, criativa, intuitiva e espiritual.

•             Pesquisar os fenômenos paranormais (PSI) e mediúnicos.

•             Apresentar conhecimentos da sabedoria antiga, milenar oriunda da Yoga, do Tantra e dos processos de Meditação Científicas e Devocionais, em conjunto e em harmonia com os conhecimentos da ciência moderna, elencados nas recentes pesquisas da medicina corpo/mente, a fim de que haja o equilíbrio emocional e a saúde integral.

•             Disseminar práticas de transformação e elevação da consciência, facilitando o processo de autoconhecimento e realização pessoal.

•             Promover, através do ensino de formação, o atendimento e a orientação da pessoa/consulente, como sendo uma pessoa integral, nos níveis internos - energético, emocional, mental e em nível de consciência (espiritual); tudo em conformidade com as normas legais e em complemento (apoio) a medicina.

•             Realizar publicações referentes aos trabalhos de criação intelectual que o Instituto venha produzir, através de seus professores e alunos, tais como: a) pesquisas diversas, b) modalidades desenvolvidas de atendimentos terapêuticos, c) resultados obtidos nos atendimentos e nas orientações terapêuticas, d) resultados alcançados nas práticas meditativas e de Yoga.

 

5-            PÚBLICO-ALVO:

O Instituto tem como público alvo, terapeutas integrativos complementares, profissionais de diversas áreas relacionadas à saúde integral, como também, pessoas desejosas em investir em seu autoconhecimento.

 

6-            DIAS DE AULAS, HORÁRIOS E ATIVIDADES PROPOSTAS

A)           DIAS E HORÁRIOS:

As atividades acontecem um final de semana por mês nos seguintes horários:

Sábado: 8h até 12h – intervalo para almoço – 13h30 até 18h.

Domingo: 7h30 até 12h – intervalo para almoço – 13h30 até 18h.

Haverá ainda dois intervalos de 15 minutos pela manhã e à tarde nos dias de aula (sábado e domingo) para que os alunos possam desfrutar de um lanche oferecido gratuitamente pela Instituição (coffee break).

B)           ATIVIDADES PROPOSTAS PARA FORMAÇÃO:

•             Aulas teóricas em sala de aula nas disciplinas.

•             Aula vivencial em sala de aula e extraclasse.

•             Avaliações determinadas por professores.

•             Autoavaliação realizada por alunos.

•             Pesquisas e trabalhos pedagógicos para avaliação dentro de um sistema de notas.

•             Estágio supervisionado dentro das dependências do Instituto.

•             Estágio supervisionado extraclasse.

•             Orientação de pesquisa.

•             Realização de trabalhos voluntários supervisionados.

•             Apresentação de pesquisa.

•             Práticas oriundas da Yoga.

•             Relaxamento e automassagem dentro da linha da Yoga.

•             Vivências relacionadas às diversas matérias curriculares (práticas).

•             Práticas dos diversos métodos de meditação dentro da linha da Yoga.

 

7-            CRITÉRIOS PARA RECEBER CERTIFICAÇÃO:

Os alunos, a fim de receberem certificação, deverão atingir os seguintes percentuais:

A)           NA FREQUÊNCIA

O aluno deverá obter 70% da frequência no total de toda grade curricular, ou seja, todas as disciplinas juntas, e 50% dentro de cada disciplina.

B)           NAS NOTAS

O sistema de notas para avaliação das provas, trabalhos e pesquisas, avaliação de professores, autoavaliação e outras avaliações dentro do sistema de ensino, será por pontos que irão de 01 a 10.

Na avaliação final de cada disciplina e do trabalho de pesquisa, o aluno não poderá receber nota inferior a 07 pontos.

Para obter a nota final em cada disciplina, o professor avaliador, poderá utilizar a soma de várias atividades exigidas aos alunos, tais como: a) participação e interesse desempenhados em classe ou em atividades extraclasses, b) notas obtidas em pesquisas e trabalhos escolares, provas escrita ou de múltipla escolha aplicadas em classe.

C)           APRESENTAÇÃO DE PESQUISA

O aluno deverá apresentar por escrito sua pesquisa nos prazos estipulados pelo Instituto, que está contido em cláusula no bojo do Contrato de Prestação de Serviço Escolar, ou ainda, em outra data posterior, desde que a Direção do Instituto aceite a justificativa por escrito apresentada pelo aluno. No entanto, a apresentação oral da pesquisa e/ou outros trabalhos de conclusão, perante a banca examinadora do Instituto, deverão ser realizados nas datas e horários estabelecidos pela Instituição de Ensino, salvo, casos de força maior, devidamente comprovado.

 

08-         LOCAL DE REALIZAÇÃO - INSTALAÇÕES

Rua Rio Grande do Sul n° 605-H, Anita Garibaldi, Joinville/SC. CEP: 89.203-570

Telefones: (47) 3026-7971 / (47) 9912-4600

O Instituto possui modernas instalações para atender às necessidades do ensino da Parapsicologia Integrativa, atendimento terapêutico e práticas dos processos de meditação.