Terapias Integrativas e Complementares

TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES

 

TERAPIA = prestar cuidados, tratar

COMPLEMENTAR INTEGRATIVA = combinar com a medicina convencional, métodos complementares e/ou alternativos, para os quais há alguma evidência científica de alta qualidade quanto à segurança e efetividade.

(fonte: www2.uol.br/vyaestelar/medicina_complementar_alternativa_integrativa.htm)

Com o passar dos anos a Terapia Complementar Integrativa, ganhou um vasto campo de técnicas que visam curar e/ou trazer bem estar. Algumas são milenares, outras bem recentes.

Podemos citar como tipos de Terapia Complementar Integrativa:

  1. Energética: toda e qualquer técnica de energia onde não há contato físico, ou seja, só trabalha com imposição de mãos e/ou à distância. Exemplos: reiki, cura prânica, cura reconectiva, etc.
  2. Energética e Física: quando há o toque entre dois ou mais indivíduos na troca de energia, a técnica é considerada também física. Exemplos: acupuntura, shiatsu, reiki, cura prânica, EFT, yoga, etc.
  3. Física: geralmente as massagens são consideradas físicas. Mas podemos considerar a “acupuntura médica ocidental” também como uma terapia física.
  4. Psíquica: Hipnose, regressão de idade, terapia de vidas passadas, reprogramação mental, meditação, chaveamentos, dentre outros.

 

A ideia principal é disponibilizar aos pacientes uma ampla gama de técnicas e buscar o tratamento mais eficaz para erradicação dos sintomas e recuperação do equilíbrio físico e mental perdido. Mesmo quando existe uma exacerbação dos sintomas e a medicina alopática é necessária, os pacientes são referendados a médicos humanistas, que possam oferecer soluções de rápido alívio e de menor impacto possível para o organismo.

A ciência moderna já postulou o que as antigas medicinas já diziam: é impossível tratar a mente ou o corpo de forma segmentada.  Também acreditamos que nenhuma doença aparece ao acaso, mas ao contrário, elas são fruto de uma predisposição individual aliada a um ambiente físico e mental favorável ao seu aparecimento. Por isso, recobrar a união entre o corpo e a mente, por meio da adoção de um estilo de vida consciente, da alimentação saudável, orgânica, da respiração e de diversas técnicas modernas e ancestrais é a chave para recobrar a saúde. 

(Fonte: http://vidaintegrada.com.br/?page_id=130)