INVISTA EM SEU AUTOCONHECIMENTO, NO SEU EQUILÍBRIO PSICOEMOCIONAL E NA SUA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL COMO PARAPSICÓLOGO INTEGRATIVO

DIAS E HORÁRIOS:

As atividades acontecem em apenas um final de semana por mês nos seguintes horários:

Sábado: 8h às 12h – intervalo para almoço – 13h30 às 17h30.

Domingo: 7h30 às 12h – intervalo para almoço – 13h30 às 17h30.

Haverá ainda dois intervalos de 15 minutos pela manhã e à tarde nos dias de aula (sábado e domingo) para que os alunos possam desfrutar de um lanche oferecido gratuitamente pela Instituição (coffee break).

INVESTIMENTO:

Inscreva-se no Curso de Parapsicologia Integrativa Turma Agosto.

O Instituto Namaskar está realizando uma promoção que concede descontos na matrícula e nas três primeiras mensalidades, para aqueles que fizerem suas inscrições até o dia 30 de Junho para a Turma de Agosto:

Matrícula R$ 90,00 (R$ 120,00)

03 primeiras mensalidades (meses de agosto, setembro e outubro) serão de R$ 350,00.

Mensalidade normal a partir de Agosto R$ 398,00.

 

CURSO DE PARAPSICOLOGIA INTEGRATIVA

 

I - O QUE É PARAPSICOLOGIA COMO FORMA DE CIÊNCIA (Saiba mais)

II - O QUE É PARAPSICOLOGIA INTEGRATIVA E SUA CRIAÇÃO (Saiba mais)

III - ABORDAGEM, MÉTODO E TÉCNICAS DA PARAPSICOLOGIA INTEGRATIVA (Saiba mais)

IV - INDICAÇÕES DE TRATAMENTO (Saiba mais)

V - QUAIS AS CONTRAINDICAÇÕES DO TRATAMENTO (Saiba mais)

VI - TIPOS DE DISCIPLINAS (Saiba mais)

VII - MATRIZ CURRICULAR, EMENTA E CORPO DOCENTE (Saiba mais)

VIII - OBJETIVOS DA ESCOLA (Saiba mais)

IX - NA CERTIFICAÇÃO (Saiba mais)

X - PÚBLICO ALVO (Saiba mais)

XI - DIAS E HORÁRIOS DE AULAS (Saiba mais)

XII - ATIVIDADES PROPOSTAS PARA FORMAÇÃO (Saiba mais)

XIII - CRITÉRIO PARA RECEBER A CERTIFICAÇÃO (Saiba mais)

XIV - DAS NOTAS (Saiba mais)

XV - LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS AULAS (Saiba mais)

XVI - SIGNIFICADO DO NOME NAMASKAR (Saiba mais)

XVII - O QUE É ÉTICA PROFISSIONAL (Saiba mais)

XVIII - ÉTICA E OS OBJETIVOS ALMEJADOS NO TRABALHO DA PARAPSICOLOGIA  INTEGRATIVA (Saiba mais)

XIX - ASPECTOS JURÍDICOS E LEGAIS RELACIONADOS À PARAPSICOLOGIA INTEGRATIVA (Saiba mais)

XX - CURRÍCULO DOS PROFESSORES (Saiba mais)

 

 

  I - O QUE É A PARAPSICOLOGIA COMO FORMA DE CIÊNCIA

É a ciência que tem por objeto, a comprovação e a análise dos fenômenos paranormais, à primeira vista inexplicáveis, que apresentam, porém a possibilidade de serem resultados das faculdades humanas.

Exemplo de alguns fenômenos paranormais – PSI:Fenômenos Psi-Gama ou de Percepção Extra-Sensorial - PES, subdivididos em Telepatia, Precognição, Retrocognição, Clarividência e outros.

Definição de Telepatia: é a transmissão de uma mensagem entre um Transmissor e um Receptor, sem fazer uso dos sentidos. Como exemplo clássico: você pensa em alguém, a seguir essa pessoa lhe telefona ou você a encontra andando numa rua; você sonha com uma pessoa, no dia seguinte recebe um e-mail ou notícia da mesma.

 

 II - O QUE É A PARAPSICOLOGIA INTEGRATIVA E SUA CRIAÇÃO

A Parapsicologia Integrativa é uma forma de atendimento terapêutico, onde diversas Terapias Integrativas Complementares são integradas de maneira harmoniosa com as tradicionais técnicas da Parapsicologia Integrativa. Desta forma, pretende-se que o trabalho integrativo parapsicológico possa ser mais eficiente no combate aos desequilíbrio psicoemocionais, que a sociedade atual vem sofrendo.

O Parapsicólogo Integrativo - Professor Euclides de Almeida Silva (Diretor e idealizador do Instituto Namaskar), através das pesquisas dentro do seu trabalho como Parapsicólogo Integrativo e praticante de meditação dentro da Ciência do Tantra Yoga, conclui que as ferramentas terapêuticas usualmente utilizadas pela Parapsicologia Integrativa, tais como: Hipnoterapia, Terapias de Regressões e o Processo de Reprogramação Mental, não eram suficientes para a realização de um trabalho terapêutico mais completo em apoio a Medicina Oficial. Assim, com o intuito de buscar um trabalho terapêutico mais eficiente, não somente, em relação às dificuldades psicoemocionais apresentadas no plano consciente, mas também aquelas inerentes do inconsciente do sistema familiar, foi criada a metodologia da Parapsicologia Integrativa pelo Professor Euclides de Almeida Silva.

Foi levado ainda em consideração, que a Medicina Oficial dentro dos ditames da Organização Mundial de Saúde, através do CID-10, item F.44.3, já reconhecia a existência de doenças de cunho espiritual, como sendo uma doença da alma. Assim, surgiu a necessidade de programar e enriquecer os atendimentos terapêuticos realizados pela Parapsicologia Integrativa, também com o escopo de atender essa área tão delicada.

Ao ser criada a metodologia que juntou em um mesmo trabalho terapêutico (sessão) as técnicas terapêuticas tradicionais da Parapsicologia Integrativa com algumas das consagradas e regulamentadas Terapias Integrativas Complementares, procurou-se harmonizar tudo em um sistema integrado. Assim surgiu a Parapsicologia Integrativa, e conjuntamente, também surgiu à necessidade de criar uma Escola que formasse Parapsicólogos dentro dessa nova visão terapêutica.

Desta forma, em 2013 foi criado o Instituto de Parapsicologia Integrativa– Namaskar, na cidade de Joinville/SC, que vem se dedicando com sucesso na formação de Parapsicólogos Integrativos.

 

III - ABORDAGEM, MÉTODO E TÉCNICAS DA PARAPSICOLOGIA INTEGRATIVA

A Parapsicologia Integrativa em sua lida procura tratar seus consulentes dentro de uma visão mais ampla, onde a queixa (desequilíbrio psicoemocional) apresentada pode estar ocorrendo em 04 (quatro) corpos ou dimensões diferentes: corpo físico (biológico), corpo mental (incidência de desequilíbrios emocionais e energéticos), corpo emocional (mente subconsciente, sujeito as programações positivas e negativas) e o corpo energético (chakras). O tratamento é realizado através da abordagem de uma investigação Parapsicológica integrado pela visão sistêmica, visando identificar as queixas trazidas pelo consulente, suas causas, os gatilhos que acionam o desequilíbrio psicoemocional e as soluções desejadas. O que se procura desvendar para que o equilíbrio psicoemocional possa ser restabelecido, é todo o universo consciente e inconsciente do consulente, além do emaranhado do seu sistema familiar.

O foco do trabalho realizado por um Parapsicólogo Integrativo também está na atuação preventiva (orientação), seja de consulentes ou organizações quando da incidência de: dependência química, desequilíbrio emocionais e energéticos (quânticos) provocados pelo stress, depressão, ansiedade e na incidência de fenômenos paranormais causadores de desequilíbrios psicológicos.

Seguem alguns exemplos das mais usuais técnicas terapêuticas utilizadas pela Parapsicologia Integrativa:

  • Relaxamento Conduzido
  • Meditação
  • Reprogramação Mental
  • Hipnoterapia
  • Auto – hipnose
  • PNL - Programação Neurolinguística e Coach aplicado no trabalho da Parapsicologia Integrativa)
  • Afirmações Positivas
  • Constelação Familiar Sistêmica
  • Programação Subliminar
  • Mantras
  • Metáforas
  • Repetição Constante de Frases Positivas
  • Sugestiologia
  • Visualização Criativa
  • Ho'oponopono
  • Filosofia oriunda de Ensinamentos Orientais (Zen, Sufismo, Tantra e Budismo) como método de Autoconhecimento
  • Práticas de Yoga – Yogaterapia
  • TVP - Terapias de Vidas Passadas
  • Regressão de Memória
  • Biopsicologia
  • Filosofia Clínica
  • Processos de Respiração Consciente (Pranayamas)
  • Constelação Sistêmica Familiar
  • Fitoterapia e Floral
  • Cura Prânica
  • Reiki

A Parapsicologia Integrativa possui seu objeto terapêutico calcado na Investigação Parapsicológica, na Ciência Mental, na Física Quântica e nas teses da transmissão transgeracional.

O Parapsicólogo Integrativo analisa e observa seu consulente como sendo um ser integral, portanto, a finalidade do trabalho é alcançar a Saúde Integral.

Uma sessão de Parapsicologia Integrativa pode ser dividida em duas partes: atendimento parapsicológico integrativo com utilização das ferramentas terapêuticas e recomendações terapêuticas.

A abordagem da Parapsicologia Integrativa é integral, tendo como objetivo principal, levar o consulente a um novo estado de consciência de si próprio, como também, um estado de maior felicidade interna (espiritualidade) e externa, para que possa melhor se relacionar com o mundo ao seu redor.

O tratamento terapêutico não é direcionado tão somente nos sintomas apresentados (desequilíbrios emocionais e energéticos), mas também na capacidade que todo ser humano tem em ressignificar as situações desfavoráveis, em férteis mecanismos de autoconhecimento e de cura.

Os fenômenos paranormais em desequilíbrio apresentados por alguns consulentes, poderão estar relacionados a alguma mediunidade paranormal ainda não plenamente entendida ou de difícil aceitação pelo consulente. Assim, procura-se conscientizar o consulente da necessidade de uma reforma íntima e ética em sua vida.

O Parapsicólogo Integrativo trabalha para que o consulente atinja um estado de maior realização pessoal, tão bem estudada hoje em dia pela Ciência Hedônica e apresentada pela Psicologia Positiva.

 

 IV - INDICAÇÕES DE TRATAMENTO:

  • Medos: fobias; pânico; depressão; melancolia; tristeza; vazio interior; falta de sentido na vida;
  • Relacionamentos: amorosos; conjugais; familiares; idéias fixas; perturbação mental; emocional e energética; traumas de relacionamento(s);
  • Sexualidade: problemas sexuais; impotência; problemas em atingir o orgasmo no sexo; dificuldades com auto estima; auto valorização; amor próprio e auto respeito;
  • Profissão: falta de sentido profissional; desorientação pessoal perante a si mesmo e a vida; conflitos profissionais;
  • Hipersensibilidade: problemas com sensibilidade a ambientes, pessoas e energias; dificuldade de relacionamentos em grupo; timidez; isolamento; sentir-se fechado (a) nas relações; experiências incomuns; experiências de quase-morte; experiências fora do corpo; sonhos (lúcidos; estranhos; pesadelos); insônia;
  • Doenças de cunho espiritual: Consulentes que apresentem TRANSTORNO PSICÓTICO: ESQUIZOFRENIA – CONDUTA SUICIDA, ALUCINAÇÕES E ABDUÇÕES ESPIRITUAIS RELACIONADOS À DOENÇA DA ALMA. SEMPRE EM APOIO A MEDICINA OFICIAL, E AINDA CONTENDO RESTRIÇÕES DE ALGUMAS TÉCNICAS.

 

V - QUAIS AS CONTRA-INDICAÇÕES DO TRATAMENTO

  • Em relação aos indivíduos que apenas almejam fazer as sessões por mera curiosidade e que não queiram investir em seu autoconhecimento de forma séria e responsável.
  • Em relação aos indivíduos que apresentam algum distúrbio diagnosticado pela medicina psiquiátrica e que possuam expressa proibição de se submeter a um tratamento terapêutico complementar, além daqueles que estejam intensivamente sendo tratados em ambulatório psiquiátrico.
  • Em relação aos indivíduos que são encaminhados para tratamento terapêutico, de forma coercitiva ou que não tenham sido antecipadamente informados.

 

VI - TIPOS DE DISCIPLINAS

 

  • Teóricas: Com ênfase na Ciência Mental, Física Quântica, nas ferramentas terapêuticas tradicionais da Parapsicologia Integrativa, na Psicologia Positiva, no Biopsicologia, nas Terapias Integrativas Complementares, no holístico e metafísico, nos processos terapêuticos oriundos da Yoga e do Tantra (Ciência Universal) e nas pesquisas com apostilas, livros e trabalhos escolares relacionados.
  • Práticas: Alguns alunos se oferecem para passar pela técnica, a fim de que os demais alunos possam fazer suas observações relacionadas ao aprendizado da disciplina. Exemplo: Hipnoterapia e Regressões.
  • Vivencias: O objetivo e proporcionar ao aluno um ganho no seu equilíbrio psicoemocional e no autoconhecimento. O aluno só será um bom Parapsicólogo Integrativo, se ele primeiro se entender como ser humano e criar uma empatia com compaixão em relação ao seu consulente. Isto é obtido vivenciando uma gama de experiências terapêuticas, de autoconhecimento e de conhecimentos teóricos oferecidos pela Escola.

 

VII - MATRIZ CURRICULAR, EMENTA E CORPO DOCENTE

1) METODOLOGIA DA PESQUISA – Prof. ALFREDO LEONARDO PENZ

Conceitos de métodos e técnicas em pesquisa. Método quantitativo, qualitativo e pluralista. Resenhas. Projetos de pesquisa. Apresentação de trabalhos acadêmicos.

 

2) AUTOCONHECIMENTO I - Prof. EDUARDO O. CARVALHO

Conceito de autoconhecimento. Métodos e técnicas aplicadas ao autoconhecimento. Planejamento de vivências para o autoconhecimento.

 

3) AUTOCONHECIMENTO II - Prof. EDUARDO O. CARVALHO

Prática de vivências para o autoconhecimento. Avaliação de resultados das vivências aplicadas no autoconhecimento.

 

4) ANATOMIA APLICADA AO ATENDIMENTO TERAPÊUTICO – Profª.ANDRÉA PLOTHOW

A disciplina de anatomia humana tem como finalidade evidenciar os principais sistemas do organismo humano, suas funções e relações, morfologia e estruturas macroscópicas.

 

5) NOÇÕES DE ANTROPOLOGIA - Prof. FÍDIAS TELLES

Analisar os diferentes aspectos por meio dos quais a realidade humana se efetiva e se articula com o mundo, produzindo coisas, crenças, conhecimentos e realidades.

 

6) TÉCNICA DE RELAXAMENTO FÍSICO E MENTAL (TEORIA E PRÁTICA) - Prof. RAFAEL FACHINI

Qualificar os alunos do curso de Parapsicologia Integrativa para o uso das Técnicas de Relaxamento Físico e Mental, a fim de alcançarem as habilidades e conhecimento necessários para produzir em si mesmos e seus consulentes os efeitos psíquicos, fisiológicos e emocionais adequados para alcançar o bem estar ou predispor as demais praticas terapêuticas.

 

7) PSICOBIOFÍSICA - Prof. FÍDIAS TELLES

Esclarecimento e relações. Interconexões Psicobiofísica, Parapsicologia e Metapsíquica. Propósito ontológico no cérebro ou funcionamento automático? O que interessa a Psicobiofísica? A mente e o desafio da vida. Aplicação da Psicobiofísica na vida humana.

 

8) PARAPSICOLOGIA CIÊNCIA I E II - Prof. ALYSSON SCHEREN e Prof. FÍDIAS TELLES

Fundamentos Espíritas (século XIX Allan Kardec); Metapsíquica (século XIX Charles Richet); Parapsicologia (século XX J.B.Rhine-Ernesto Bozzano-Ernani Andrade). Fenômenos: Toribismo, Mesas Girantes, Levitação, Ressonância Mórfica, Telepatia, Clarividência, Sincronicidade, Precognição, Psicocinésia, Xenoglossia. Teoria da Reminiscência (Platão). Permanência das contribuições básicas de Allan Kardec, Charles Richet, J.B.Rhine, Ernesto Bozzano e Ernani Andrade (fins do século XX e início século XXI). Brasil, tendências multidisciplinares (fins do século XX e início século XXI). Conceito atual de Parapsicologia e relações com Ciências-Religiões e Filosofias. Dilema atual: Redução técnica competente multidisciplinaridade sábia. A Parapsicologia a serviço de quê e de quem?

 

9) NEUROANATOMOFISIOLOGIA – Prof.ª NEUZA MARIA FRANTZ BONILLA

Esta disciplina visa apresentar e discutir, à luz da ciência biológica, como nosso cérebro está estruturado e como ele funciona em diferentes contextos. O conteúdo será focado nos temas com maior implicação para a prática profissional, como por exemplo, a compreensão da consolidação da memória, do sistema de atenção, das emoções, da motivação e da percepção.

 

10) FILOSOFIA - Prof. FÍDIAS TELLES

Conceitos e raízes históricas. Os gregos: Sócrates – Platão – Aristóteles. Rápidas passagens pela Filosofia Medieval (a Igreja), Moderna (o Renascimento) e Contemporâneo (as questões sociais). A Filosofia diante da realidade concreta (século XVII), Marx (século XIX), Sartre (século XX). Grandes temas do mundo transcontemporâneo (liberdade – democracia – justiça – ecologia – drogas – angústia e depressão – saúde mental – informática – ufologia – paranormalidade – espiritualidade). A Metafísica hoje. O ser. A Filosofia e as grandes verdades.

 

11) NEUROFISIOLOGIA DAS EMOÇÕES - Prof.ª NEUZA MARIA FRANTZ BONILLA

Permitir que o aluno conheça a formação cerebral e suas estruturas desde a gestação, bem como o funcionamento dos neurônios e neurotransmissores e sua implicação no comportamento humano. Permitir ao aluno o conhecimento dos diversos sistemas do organismo humano, bem como seu funcionamento e eventuais doenças.

 

12) ORATÓRIA - Profº. ALFREDO LEONARDO PENZ

Apresentação oral de trabalho e postura de voz. Apresentação de pesquisa.

 

13) PSICOPATOLOGIA - Prof.ª NEUZA MARIA FRANTZ BONILLA

Esta disciplina visa apresentar e discutir os conceitos e a semiologia dos principais transtornos mentais, à luz de manuais de psiquiatria, psicologia e psicopatologia, com o objetivo de familiarizar os estudantes com estes termos e critérios diagnósticos, tornando-os mais capazes de compreender a condição clínica dos pacientes.

 

14) REPROGRAMAÇÃO MENTAL - Profº. JOSÉ BONEZZI

Abordaremos o tema dando um rápido conceito de Reprogramação Mental, falaremos das crenças, do medo de mudar, de como libertar-se do medo, de como elaborar uma visualização criativa e, por fim, trabalharemos com reprogramações mentais sob os aspectos físico, familiar, intelectual, econômico, social e moral.

 

15) ÉTICA PROFISSIONAL - Profº. JOSÉ BONEZZI

Responsabilidade profissional e normas de conduta.

 

16) ASPECTOS JURÍDICOS E LEGAIS RELACIONADOS À PARAPSICOLOGIA - Prof. WALDEMAR MORENO JÚNIOR

Noções de direitos fundamentais. Aspectos constitucionais do direito à associação e reunião. Aspectos constitucionais do direito ao livre exercício da profissão. Liberdade de crença e religião. Inviolabilidade de domicílio: a casa como asilo inviolável. Exercício profissional no ambiente doméstico. Dos conselhos profissionais: estrutura, natureza, finalidade. Atividades profissionais e atos privativos, noções gerais: medicina, psiquiatria, psicologia, enfermagem. Dos crimes relacionados às atividades laborais: curandeirismo, charlatanismo, estelionato, penas e conseqüências jurídicas. Vínculo de emprego. Direitos trabalhistas elementares. Empresa. Aspectos práticos de sua constituição. Licenciamento para funcionamento de estabelecimento comercial. Alvarás e documentos afins.

 

17) PRÁTICA EM TERAPIAS REGRESSIVAS (REGRESSÃO DE MEMÓRIA E TERAPIA DE VIDAS PASSADAS-TVP) - PROFº. MURILLO CUCATTO

Habilitar o aluno em Parapsicologia Integrativa às técnicas terapêuticas regressivas a vivências passadas ou terapia de vidas passadas com o objetivo de levar o seu consulente de forma segura por meio de técnicas especiais e unicamente para fim terapêutico.

 

18) REGRESSÃO DE MEMÓRIA E TERAPIA DE VIDAS PASSADAS-TVP - Prof.ª LEILA CRISTINA ROCHA DE SOUZA

Habilitar o aluno as técnicas regressivas com o objetivo de levar seu consulente para experiências terapêuticas no passado nesta vida. Indução e práticas de regressão até a vida intra uterina.

 

19) FÍSICA QUÂNTICA APLIACADA A TERAPIA - Profª. LEILA CRISTINA ROCHA DE SOUZA

Conceitos, fundamentos e significados. Interpretar e tornar compreensivo para o público não especializado, as leis, os princípios e os processos quânticos em seus significados. Física Quântica na vida real. Como, onde e quando as leis e os princípios quânticos atuam sobre as pessoas. Como as leis e os princípios quânticos podem ser utilizados para: resolver problemas - superar deficiências - atrair coisas e pessoas que interessam - concretizar projetos - curar doenças. A cura das doenças fundamentada em princípios quânticos. Explicar os mecanismos e processos por meio dos quais os princípios quânticos atuam e interagem com moléculas, células e órgãos para produzir saúde e cura das doenças.

 

20) INTRODUÇÃO A TERAPIAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES I (BIOENERGÉTICA, REIKI, APOMETRIA, MASSOTERAPIA, FLORAIS E CURA PRÂNICA) - Profº. SÉRGIO LEGNAGHI

Teorias aliadas à prática na área das terapias alternativas, proporcionando ao indivíduo noções do assunto. Posteriormente auxiliando na tomada de decisão sobre qual o método aprofundar. As terapias alternativas são métodos naturais, sendo algumas de prática milenar, indicadas para qualquer idade ou enfermidade. Estes conhecimentos são relevantes para que o aluno conheça a terapia que, mais tarde, lhe servirá como ferramenta de trabalho. Aliada ao tratamento convencional a terapia alternativa vêm auxiliando pacientes não apenas de forma física, mas emocional.

 

21) INTRODUÇÃO A TERAPIAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARES II (BIOENERGÉTICA, REIKI, APOMETRIA, MASSOTERAPIA, FLORAIS E CURA PRÂNICA) - Prof.ª LEILA CRISTINA ROCHA DE SOUZA.

Noções de diversas Terapias Integrativas Complementares que poderão ser utilizadas harmoniosamente com as técnicas tradicionais da Parapsicologia Integrativa.

 

22) TÉCNICAS DE INDUÇÃO DE HIPNOSE – Profº. MÁRIO SÉRGIO

Técnicas de hipnose desenvolvidas na prática vivencial.

 

23) PRÁTICA CLÍNICA I (PARAPSICOLOGIA INTEGRATIVA PROCEDIMENTOS TERAPÊUTICOS, TÉCNICAS E RELATOS DE CASOS) - Prof. RAFAEL FACHINI.

Possibilitar ao aluno os conhecimentos necessários para o trabalho em atendimento ao público, formatação de sua sala de atendimento, postura profissional junto a seu consulente e comunidade em geral, além da abordagem terapêutica específica para os casos mais procurados.

 

24) PRÁTICA CLÍNICA II (PARAPSICOLOGIA INTEGRATIVA PROCEDIMENTOS TERAPÊUTICOS, TÉCNICAS E RELATOS DE CASOS) - Prof. ALYSSON SCHEREN.

Parapsicologia Integrativa Baseada em Evidência. Cosmoética, Postura de Coerência Pessoal/Profissional e Autopesquisa/Autoterapia Profunda Permanente. Espaço Terapêutico, Clima e Amparabilidade. Psicoterapia Parapsíquica. Análise Parapsicológica. Relação Psicoterapeuta-Paciente-Sociedade. Metodologia de Atendimento. Métodos. Como usar as Técnicas Integrativas e Complementares. Casuística do Dr. Eliezer Mendes. Relatos, Diálogos e Estudos sobre Casos Clínicos.

 

25) NOÇÕES DE PSICOLOGIA GERAL E DA PERSONALIDADE - Prof. ALYSSON SCHEREN

Através do estudo da História da Psicologia poderemos observar como as forças culturais e sociais moldaram as atitudes que contribuíram para edificá-la, tal como a conhecemos hoje. Os métodos, as teorias e, de fato, nós mesmos somos produtos de forças e tradições que evoluíram ao longo do tempo. Os dados científicos são sumamente significativos quando considerados à luz de anteriores fatos ou dados que lhe são afins. O cientista deve também interessar-se pela história do seu campo a fim de evitar repetir o passado. Por causa da extrema complexidade do homem, muitas interrogações formuladas a respeito da natureza humana séculos atrás ainda hoje são feitas, de uma forma ou de outra. Existe, pois, uma continuidade de problemas e questões (senão de métodos) em Psicologia que não se encontra em outras ciências. Há, assim, um vínculo mais imediatamente visível e tangível com o passado em Psicologia, uma conexão que muitos psicólogos reputam interessante explorar. O homem sempre tentou estudar e compreender o seu próprio comportamento, obtendo muitos vislumbres e conclusões respeitáveis.

 

26) ENSINAMENTOS E VIVÊNCIAS (TANTRA, TERAPIA BUDISTA, MEDITAÇÃO, ESPIRITUALIDADE E FILOSOFIA DO YOGA) - Profº. EUCLIDES DE ALMEIDA SILVA

Ensinamentos e vivências que procuram fazer com que o indivíduo crie novas realidades em sua vida, liberando-o das programações limitadoras inconscientes, que atuam nos diversos corpos (dimensões) físico, mental, emocional e espiritual. O aprendizado vivencial e o teórico enfatizam os métodos e técnicas de meditação, visualização criativa e orações científicas do povo Kahuna, além das práticas diversas da Yoga. Estudo dos ensinamentos e da filosofia humanista dos grandes mestres espiritualistas universais e também dos mestres iogues que alcançaram a bem-aventura. Apresentação dos métodos terapêuticos: terapia budista e terapia da alma para libertação dos Sanskaras.

 

27) YOGA (ENSINAMENTOS SUAS APLICAÇÕES E INTERAÇÕES CORPO E MENTE) - Profº. ANDRÉA PLOTHOW

O Yoga como ferramenta de ligação corpo e mente. O estudo da mente e suas funções segundo a abordagem do Yoga. Estudo da aplicação terapêutica do Yoga. Objetivos da prática do Yoga. Yoga e relaxamento. Yoga na filosofia Hindu. Yoga como filosofia de vida.

 

28) SAÚDE PÚBLICA - Profº. ALEXANDRE BROCH

Exercícios Intelectuais – Saúde x Doença. História da Saúde Pública. Lei Orgânica da Saúde nº 8.080. Práticas Alternativas no SUS. O Modelo de Assistência à Saúde de Joinville. Noções de Saúde Mental – Legislação. Saúde Pública à Saúde Mental e História da Humanidade.

 

29) VIAGEM ASTRAL - Profº SÉRGIO LEGNAGHI

Esclarecer ao aluno sobre o que é a viagem astral, como ela funciona, seus perigos e benefícios.

 

30) APRESENTAÇÃO DE NORMAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO - Prof.ALYSSON SCHEREN

Leitura de todas as normas que regulam a atividade de Estágio Supervisionado. Detalhamento do uso dos materiais. Informação do processo de atendimento. Demonstração do teste de sensibilidade e imagens mentais. Demonstração da técnica de relaxamento profundo.

 

31) ORIENTAÇÃO DE PESQUISA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO - Profº. ALFREDO LEONARDO PENZ

Introdução à Ciência e Epistemologia. Metodologia da Pesquisa Científica. Métodos Quantitativos e Qualitativos. Pesquisa Participativa, Fenomenológica, Pesquisa-Ação e Estudos de Caso Clínico. Parapsicologia Integrativa Baseada em Evidências. Redação Científica. Monografia e Estrutura. Definição de Tema, Objetivos, Problema de Pesquisa. Foco. Orientação em Grupo.

 

32) PSIQUIATRIA - Profº. ALEXANDRE BROCH

Introdução a Psiquiatria, alterações das funções psíquicas, transtorno mental, classificação dos transtornos, diagnóstico diferencial entre os transtornos, dependência química.

 

33) SAÚDE INTEGRAL - Profº. RAFAEL FACHINI

A introdução aos conhecimentos sobre Saúde Integral, tem o intuito de ampliar a visão do aluno sobre a importância de correlacionar técnicas terapêuticas, inclusive com áreas distintas, para alcançar as demandas dos consulentes.  O aprendizado sobre saúde integral surge como necessidade a todos os profissionais da grande área da saúde, já que os novos conhecimentos científicos sobre o funcionamento das realidades da mente, da biologia e do próprio universo, tem direcionado órgãos internacionais como a Organização Mundial da Saúde, a recomendar que as práticas sejam incentivadas na assistência a saúde da população mundial.  A disciplina versa, dentre outras coisas, pela compreensão sobre saúde e doença e de seus mecanismos psicossomáticos, enfatizando os mecanismos e benefícios da meditação, auto-hipnose, regressão de memória, técnicas da medicina tradicional chinesa, homeopatia, fitoterapia entre outras Práticas Integrativas e Complementares

 

34) NOÇÕES GERAIS SOBRE AYURVEDA - Prof.ª ANDREA PLOTHOW

A disciplina de ayurveda estuda o ser humano nas suas várias dimensões, utilizando-se de conceitos baseados em textos sagrados muito antigos.

 

35) TÉCNICAS DE ATENDIMENTO - Prof.ªLEILA CRISTINA ROCHA DE SOUZA

Esta Disciplina tem como objetivo orientar os alunos nos atendimentos em cabine para formação de um bom profissional

 

36) NOÇÕES DE PSICANÁLISE - Profº ALYSSON SCHEREN

Ego, ID e superego. Mecanismos de defesa. Complexo de Édipo. Ética invertida da psicanálise. Sintomas, sonhos, chistes e atos falhos. O divã. Transferência e contratransferência com o psicanalista. O silêncio na psicanálise. Como atua o Psicanalista. As neuropsicoses. Sonhos. O Final de análise

 

37) TÉCNICAS AVANÇADAS DE ATENDIMENTO E HIPNOTERAPIA - Profº RAFAEL FACHINI

Qualificar os alunos do curso de Parapsicologia Integrativa para atuação na abordagem terapêutica com uso da hipnose pelos fundamentos da psicobiologia, abordagem Ericksoniana e Charcot.

 

38) VISÃO TERAPÊUTICA E VISÃO SISTÊMICA NA PARAPSICOLOGIA INTEGRATIVA  - Profº EUCLIDES DE ALMEIDA SILVA

Visa o treinamento prático da pasta de estágio com seus diversos roteiros de relaxamento.

 

39) PRIMEIROS SOCORROS EM CONSULTÓRIO – Profª JUCEMARA COLOSSI

Orientar os terapeutas a prestar o primeiro atendimento às vítimas de mal súbito que possam ocorrer no consultório durante o processo de terapias. Garantindo sua própria segurança e da vítima.

 

40) EMPREENDEDORISMO – Profº VICTOR RAFAEL LAURENCIANO AGUIAR

O processo administrativo (Planejamento, organização, liderança e controle), noções de gestão financeira e mercadológica, qualidade no atendimento, marketing pessoal e vendas. Ética profissional.

 

41) FITOTERAPIA E NOÇÕES DE MEDICINA ORIENTAL – DRA. GISELE DAMIAN ANTONIO GOUVEIA

Estuda os fundamentos da Fitoterapia e Plantas Medicinais. Noções das teorias da Medicina Tradicional Chinesa. Aplicação da fitoterapia pela abordagem da medicina ocidental e oriental. Metabólitos secundários. Aspectos terapêuticos, contra indicações e toxicidade. Protocolos de Tratamento e orientação de dependência química, transtornos mentais, desequilíbrios emocionais e psicológicos.

 

42) TERAPIA COM FLORAIS – Profª NILZA DE OLIVEIRA BONSENHOR

Introdução à terapia floral, conceitos e definições. A inserção da terapia floral no sistema de saúde pública e no meio científico na atualidade.

 

43) ATENDIMENTO TERAPÊUTICO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS - RAFAEL FACHINI

Qualificar os alunos do curso de Parapsicologia Integrativa para atuação integrativa e complementar para prevenção, orientação e tratamento para dependentes químicos em atendimento ambulatorial, de consultório ou internação hospitalar.

 

44) ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ATENDIMENTO TERAPÊUTICO - 1ª Grade (fase). Realizado no Instituto entre alunos com a supervisão de vários professores que se alternam. Há o treinamento das atividades profissionais de um Parapsicólogo Integrativo, principalmente no que se refere a aplicação das técnicas, comportamento ético e cuidados necessários ao bom andamento das atividades profissionais. Os alunos desempenham três papéis distintos: Parapsicólogo Integrativo, Parapsicólogo Consulente e Parapsicólogo Observador.

 

45) ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ATENDIMENTO TERAPÊUTICO - 2ª Grade (fase). Aluno atendendo consulentes voluntários. O aluno atende consulentes voluntários, que foram convidados a se submeter a um tratamento completo Parapsicológico Integrativo com diversas sessões. Esta atividade escolar servirá de base para apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (Relatório) impresso e diante da Banca Examinadora da Escola.

 

46) APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIANTE DA BANCA EXAMINADORA: Apresentação dos atendimentos voluntários realizados na 2ª Grade (fase). A apresentação que será feita de forma oral, slides e outras formas julgadas úteis e ao final a Banca emitirá a NOTA que o aluno fez jus.

 

47) PRÁTICAS DE YOGA, AUTOMASSAGEM E RELAXAMENTO e MEDITAÇÃO - Prof. Prof.ª ANDRÉA PLOTHOW e Profº EUCLIDES DE ALMEIDA SILVA.

Esta disciplina visa trabalhar coletivamente os alunos no combate aos diversos desequilíbrios psicoemocionais. Trata-se de um Processo de Relaxamento seguro em sem contra indicações com a utilização de várias técnicas.

 

48) CONSTELAÇÃO FAMILIAR SEGUNDO BERT HELLING - Profº. EUCLIDES DE ALMEIDA SILVA e Profª. LETÍCIA MAURICI.

Histórico, apresentação das técnicas, finalidade de atuação terapêutica e prática vivencial.

 

VIII - OBJETIVOS DA ESCOLA

O objetivo principal do Instituto é a formação de Parapsicólogos Integrativos e Consteladores (Terapeutas) em Constelação Familiar Sistêmica de acordo com a filosofia e o método terapêutico do psicoterapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger e seus seguidores. Assim, a Escola propõe a excelência na capacitação profissional nas duas formações, calcada no atendimento terapêutico de consulentes individualmente e coletivamente, seja no âmbito pessoal, educacional e organizacional.

 

IX - NA CERTIFICAÇÃO

  1. I) Curso de Parapsicologia Integrativa oferece duas certificações distintas:
  • Curso de Parapsicologia – Autoconhecimento.Total de 755 horas.
  • Curso de Parapsicologia – Autoconhecimento com Ênfase em Atendimento Terapêutico. Total de 825 horas/aula.
  1. II) Constelação Familiar Sistêmica
  • Curso de Formação em Constelação Familiar Sistêmica – Terapeuta. Total de 172 horas.

 

X - PÚBLICO-ALVO

  • Profissionais de terapias diversas, psicólogos, consultores organizacionais de áreas de desenvolvimento humano como: saúde, educação, assistência social e recursos humanos.
  • Especialistas em gestão de pessoas e de organizações ou CEO – Chief Executive Officer (Diretor Executivo).
  • Profissionais que querem complementar seus conhecimentos e iniciar uma nova jornada (carreira) no campo do cuidado com o ser ou em consultoria sistêmica.
  • Operadores do Direito: Juízes, Promotores, Procuradores, Advogados, Servidores da Justiça, Servidores das Promotorias Estadual e Federal, Servidores da Justiça Federal e Estadual, Servidores de Organizações Policiais e Mediadores de Justiça.
  • Pessoas que buscam ampliar o autoconhecimento e o equilíbrio psicoemocional, tendo como base o pensamento sistêmico.

 

XI - DIAS E HORÁRIOS DE AULAS

As atividades acontecem somente em um final de semana por mês nos seguintes horários:

  • Sábado: 8h até 12h – intervalo para almoço – 13h30 até 17h30min.
  • Domingo: 7h30 até 12h – intervalo para almoço – 13h30 até 1730min.
  • Haverá ainda intervalos de 15 minutos pela manhã e à tarde nos dias de aula (sábados e domingos), para que os alunos possam desfrutar de um lanche oferecido gratuitamente pela Escola (coffee break).

 

XII - ATIVIDADES PROPOSTAS PARA FORMAÇÃO

  • Aulas teóricas em sala de aula nas disciplinas.
  • Aula vivencial em sala de aula e extraclasse.
  • Avaliações determinadas por professores.
  • Auto avaliação realizada por alunos.
  • Pesquisas e trabalhos pedagógicos para avaliação dentro de um sistema de notas.
  • Estágio supervisionado dentro das dependências do Instituto.
  • Estágio supervisionado extraclasse.
  • Orientação de pesquisa.
  • Realização de trabalhos voluntários supervisionados.
  • Apresentação de pesquisa.
  • Práticas oriundas da Yoga.
  • Relaxamento e auto massagem dentro da linha da Yoga.
  • Vivências relacionadas às diversas matérias curriculares (práticas).
  • Práticas dos diversos métodos de meditação dentro da linha da Yoga.
  • Sugestão de livros e vídeos.

 

XIII - CRITÉRIOS PARA RECEBER A CERTIFICAÇÃO

Os alunos, a fim de receberem a certificação, deverão cumprir seguintes exigências:

I) NA FREQUÊNCIA

  • No curso de Parapsicologia Integrativa: O aluno deverá alcançar o mínimo de 50% de presença em cada disciplina e de 100% de presença no Estágio Supervisionado.
  • No curso de Constelação Familiar Sistêmica: O aluno deverá ter 100% de presença nas aulas, tendo a possibilidade de repor as aulas perdidas.

 

XIV - DAS NOTAS

  • No curso de Parapsicologia Integrativa, o sistema de notas para avaliação das provas, trabalhos escolares (pesquisas), avaliação de professores, auto avaliação e outras avaliações dentro do sistema de ensino, será por pontos. Os pontos destinados às notas serão mensurados em um sistema de pontos que vai de 01 a 10 pontos. Na avaliação final de cada disciplina e na nota final, o aluno não poderá receber nota inferior a 07 pontos. Além disso, há ainda a necessidade da entrega dos Trabalhos de Conclusão de Curso.
  • No curso de Constelação Familiar Sistêmica: Não haverá notas para avaliações, mas o aluno deverá cumprir com as seguintes exigências escolares: entregar seu TCC – Trabalho de Conclusão de Curso em data estipulada pela Escola, obrigatoriedade na participação de eventos relacionados à Constelação Familiar Sistêmica e também do Estágio Supervisionado.

 

XV - LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS AULAS

Sede do Instituto Namaskar na Rua Rio Grande do Sul n° 605-H, Anita Garibaldi, Joinville/SC. CEP: 89.203-570, ou excepcionalmente, em outro local determinado pela Direção da Escola.

O Instituto possui modernas instalações com salas climatizadas, tais como: salas de aulas, salas de vivências, salas individuais de atendimento terapêutico, diversos banheiros e área de convivências, a fim de atender às necessidades do ensino da Parapsicologia Integrativa, Constelação Familiar Sistêmica e Estágio Supervisionado nos cursos.

 

XVI - SIGNIFICADO DO NOME NAMASKAR

Namaskar ou Namastê são palavras em Hindi derivadas da língua Sânscrita que significa literalmente “Eu me prostro/reverencio você”. Na verdade o que reverenciamos não é a pessoa em si, mas sim o Deus interior daquela pessoa, visto que acreditamos que os humanos são criações divinas e, portanto Deus está dentro de cada um.

O Namaskar  ou Namastê são usados ao cumprimentar pessoas e imagens de deuses e deusas indianos, assim como fotografias de gurus. Eles (Namaskar  e Namastê) são usados tanto na chegada quanto na saída, como despedida. Resumindo, o Namaskar ou Namastê é um modo de cumprimento indiano.

Ao pronunciar as palavras Namaskar ou Namastê a pessoa deve juntar as palmas e os dedos das mãos na altura do peito e inclinar-se levemente para frente. Os dedos não devem apontar para frente, mas sim para cima.

Este mesmo gesto foi copiado pelos cristãos e ainda é utilizado por eles ao fazerem suas orações.

É possível fazer também somente o gesto de Namaskar sem ter que pronunciar as palavras “Namaskar ou Namastê’, pois estas já estão subentendidas neste gesto.

Esta forma de cumprimento é formal e muito respeitosa e polida (educada) e devem ser sempre usada com pessoas mais velhas, professores e dignitários; assim como com toda a pessoa que você respeite e admire.

Apesar do Namaskar ou Namastê serem de origem hindu, indianos de outras religiões não tem problemas ou preconceitos em retribuir este gesto respeitoso.

Na verdade ao juntar as palmas e os dedos das mãos para cima a pessoa esta praticando uma Mudra.

A mão direita representa o divino, a espiritualidade e a mão esquerda representa o mundano, a materialidade. Ao juntar as duas mãos a pessoa entra em harmonia uma vez que acaba havendo um equilíbrio entre a parte espiritual e a material.

O hinduísmo sendo uma das mais antigas culturas e religião, sempre serviu de inspiração para outras culturas e religiões que se formaram a partir do hinduísmo, como é o caso do budismo. O budismo japonês que copiou este mesmo gesto de mãos chamou-o de Gassho.

No Japão, China e outros países asiáticos o Namastê é usado somente em termos religiosos (como reverência a Buda) e não como um cumprimento do dia-a-dia como acontece na Índia, onde o Namaskar serve para ambas as finalidades.

 

XVII - O QUE É ÉTICA PROFISSIONAL

Ética Profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.

Ética é uma palavra de origem grega (éthos), Que significa caráter, ou seja, o modo de ser de uma pessoa. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.

Ter ética Profissional é o individuo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.

 

XVII - ÉTICA E OS OBJETIVOS ALMEJADOS NO TRABALHO DA PARAPSICOLOGIA INTEGRATIVA

O profissional de Parapsicologia deve ser um fiel defensor da ética, buscando alcançar os objetivos propostos por sua atividade profissional, que em síntese, é proporcionar aos seus clientes uma melhor saúde mental, física, emocional e espiritual, indispensáveis integrantes sistêmicos da Saúde Integral. Em conseqüência, se pretende como objetivo maior, vivenciar a felicidade plena, tão estudada hoje em dia, através da ciência hedônica.  O esforço da atividade profissional é harmonizar e equilibrar os princípios regentes do comportamento humano, ou seja, todo ser humano deve ser possuidor de uma consciência livre e responsável apregoada pela atual Psicologia Positiva.

 

XIX - ASPECTOS JURÍDICOS E LEGAIS RELACIONADOS À PARAPSICOLOGIA INTEGRATIVA

O Exercício da Atividade Profissional de Parapsicólogo Integrativo possui relevo jurídico por meio dos seguintes instrumentos normativos:

 

  • ASPECTOS CONSTITUCIONAIS

5º, XIII, da CF / 88 - Liberdade de profissão

O exercício profissional da atividade de Parapsicólogo tem respaldo no art. 5º, XIII, da Constituição Federal, que garante liberdade profissional nestes termos: "É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer".

A liberdade profissional encontra respaldo constitucional, devendo a lei estabelecer como devidas qualificações profissionais necessárias ao bom exercício profissional.

O Parapsicólogo encontra plena liberdade no exercício da sua profissão, porem sujeito ao respeito às normas que regulamentam o exercício das práticas clínicas, além de ter que se submeter ao Curso de Qualificação Profissional de Nível Básico em Parapsicologia, com dedicação em várias horas-aula, em múltiplas disciplinas e sob a coordenação de pessoas habilitadas.

  • A5º, XVII, da CF / 88 - Liberdade de Associação

O art. 5º, XVII, da CF / 88, por sua vez, garante a liberdade de associação, que assim preceitua: "É plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar".

Nada impede, desse modo, a criação de uma associação voltada para a prática e defesa de interesses que circunscreve à Parapsicologia, bastando, para tanto, a observância das regras para uma instituição de qualquer associação definida no código civil.

Com efeito, na prática e no âmbito da Parapsicologia isso já ocorre. No Brasil, foi fundado em 1983, um ABRAP - Associação Brasileira de Parapsicologia, bem como a FEBRAP - Federação Brasileira de Parapsicologia, que congregam uma série de conselhos regionais. Também avulta neste cenário a ABPCM - Associação Brasileira de Parapsicologia e Ciências Mentais, com sede em Santa Catarina, e a quem é filiado o Instituto Namaskar.

 

ASPECTOS NORMATIVOS

  • Da ausência de lei formal regulando a profissão do Parapsicólogo

Atualmente, a Parapsicologia no Brasil carece de uma legislação específica que regulamente a profissão de Parapsicólogo. Tal ausência acarreta uma série de prejuízos e infortúnios para o exercício da atividade, que vão desde o não reconhecimento pelo Ministério da Educação como graduação de curso superior nas escolas de Parapsicologia até a crença generalizada e equivocada de que a profissão não é reconhecida, confundindo- se com crendices e rituais espirituais.

  • Da Previsão Pela Lei Complementar nº 116/2003 Federal

A Lei Complementar Federal nº 116/2003, que dispõe sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, abrange a atividade de Parapsicólogo Integrativo como um serviço apto à incidência do ISSQN sobre o exercício da sua atividade, conforme a Lista de Serviços anexa à Lei citada, na alínea 4.09 - Terapias de qualquer espécie destinadas ao tratamento físico, orgânico e mental.

Em decorrência da diretriz Geral fixada Pela Lei Federal nº 116/2003, o Município de Joinville, por meio da Lei Complementar Municipal nº 155/2003, também contemplou a atividade de Parapsicólogo Integrativo como sujeita à incidência do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza.

Ainda que as Leis comentadas refiram-se apenas à cobrança de imposto, o reconhecimento da Parapsicologia como terapia perante o FISCO possibilita que se obtenha o Alvará de Licença para localização e permanência com vistas ao exercício da atividade, na forma prevista no art. 94 da Lei 1715/79 (Código Tributário Municipal de Joinville).

  • Da Previsão no Código Brasileiro de Ocupações

Contudo, o Código Brasileiro de Ocupações, instituído por Portaria interministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do código 5168-10, realiza uma descrição sumária seguinte das atividades dos Parapsicólogos: "Orientam pessoas e organizações, elegem momentos e locais por meio de oráculos ou de dons de paranormalidade. Podem ministrar cursos."

Por óbvio que qualquer aluno iniciante em curso de Qualificação Profissional de Nível Básico em Parapsicologia, de pronto, conseguirá perceber o quão completamente fora da técnica e pouco abrangente é esta descrição. Todavia, não há como não reconhecer que se trata de um avanço e uma ferramenta importante que gera suporte para o reconhecimento dessa atividade profissional.

  • Da Previsão pelo CNAE

Além disso, é possível enquadrar a Parapsicologia no CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas, do IBGE, na categorização seguinte: Seção: Q - Saúde Humana e Serviços Sociais; Divisão: 86 - Atividades de Atenção à Saúde Humana; Classe: 86.009 - Atividades de atenção à Saúde Humana não especificada anteriormente.

Essa classificação ocorre em razão de a Parapsicologia incluir-se entre as atividades de práticas integrativas e complementares à Saúde Humana. Na constante luta pelo reconhecimento formal do trabalho do Parapsicólogo, o ilustre professor J. Bonezzi, presidente da ABPCM, apresentou formalmente ao IBGE uma proposta de inclusão expressa da Parapsicologia na classificação do CNAE.

  • Do Reconhecimento pela OMS e SUS

Em outra frente que aponta pelo reconhecimento da profissão de Parapsicólogo, podemos citar a Organização Mundial de Saúde - OMS, que criou o Programa Internacional de Atendimento Primário em Saúde, incorporando as terapias, visando a aperfeiçoar o atendimento indispensável à saúde de mais da metade da humanidade, que não tinha condições de ser atendida.

Com efeito, conforme anota o professor J. Bonezzi, em 1976, foram implementadas nos programas oficiais da OMS as terapias seguintes: Acupuntura, Moxabustão, Shiatsuterapias, Auriculoterapia, Terapia Ortomolecular, Terapia Antroposófica, Neuropatia, Yogaterapia, Quiróptera, Osteopatia, Terapia Quântica, Cromoterapia, Terapia Ayurvédica, Terapia Floral, Aromaterapia, Terapia do Toque (Reiki), Magnetoterapia, Reflexologia, Psicoterapia e Terapias Psicossomáticas, Terapia por meio da Hipnose, Terapias por meio da Meditação, Terapia da Respiração, Iridologia, Terapia Reichiana e Bioenergética, Massoterapia, Tai Chi Chuan, qigong, Chi Kun.

Como pode se notar, tais técnicas, já aceitas pela OMS como terapias curativas, estão presentes em várias cadeiras do curso de Qualificação Profissional de Nível Básico de Parapsicologia e fazem parte do dia-a-dia de diversos profissionais da área.

Por fim, ressalta-se que o SUS - Sistema Único de Saúde acolhe terapias alternativas como forma de tratamento, e o faz com fundamento na Portaria nº 971, do Ministério da Saúde, publicada em 4 de maio de 2006, baixada com o propósito de aprovar a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde.

Tal instrumento normativo aponta como justificativa a própria OMS citando que a mesma vem estimulando o uso da Medicina Tradicional / Medicina Complementar / Alternativa nos Sistemas de Saúde de forma integrada as técnicas da medicina ocidental modernas, aprovando, nessa esteira, o uso da acupuntura, da homeopatia, da cromoterapia e da fitoterapia.

  • Do Reconhecimento Pelos Órgãos Estaduais e Municipais

Em termos estaduais, diante da mínima regulação existente acerca da Parapsicologia, tem-se que o  Curso de Parapsicologia é Um curso de Qualificação Profissional de Nível Básico classificado pela Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.  Tem o seu funcionamento autorizado pela portaria nº 008 / 2002, de 25/06/2002, da Secretaria de Estado da Educação e do Desporto de Santa Catarina, editado no Diário Oficial / SC nº 16.935 de 27/06/2002 e pela Resolução nº 027/2007.

Em Termos Municipais, o Instituto Namaskar é regulado pelo registro nº 0272/2014 / CME, do Conselho Municipal de Educação de Joinville - COMED e pela resolução nº 0345/2014 / CME.

Tudo em conformidade com a Resolução nº 076/2009 / CME que estabelece diretrizes para o Registro de Cursos de Qualificação Profissional de Nível Básico no município de Joinville.

  • Conselhos Profissionais

O fato da não exigência em lei de um Conselho fiscalizador não significa dizer que uma profissão seja à margem de qualquer critério de organização que possibilite a adoção de um norte ou trace as bases para o exercício da atividade. Assim é que já se encontram estabelecidos no Brasil diversas entidades que visam disciplinar, uniformizar e proporcionar uma coerência de atuação às atividades de parapsicologia exercidas no Brasil. Podemos citar:

  1. FEBRAP- Federação Brasileira de Parapsicologia, foi Fundada em 1983, como órgão normativo que traça como linhas gerais e a diretrizes políticas da parapsicologia no país.
  2. ABRAP- Associação Brasileira de Parapsicologia, entidade de classe da Parapsicologia, congregando pessoas físicas de todo o Brasil e fomentando os institutos de Pesquisa - IP. Atualmente está extinta.
  3. ABPTC- Associação Brasileira de Parapsicologia e Terapias Complementares, com sede em Santa Catarina, Procura Fazer às vezes da antiga ABRAP, a qual se vinculam vários institutos de parapsicologia.
  4. CONREPS- Conselhos Regionais de Parapsicologia, com a finalidade de orientar e estimular a criação dos Institutos de Pesquisa. Aos Conreps incumbe o registro das pessoas consideradas habilitadas, desde que satisfeitos certos requisitos básicos, entre eles, o exercício satisfatório de atividades em Parapsicologia num período mínimo de tempo e, por óbvio, a conclusão de curso de pós-graduação, lato sensu em Parapsicologia. Atualmente, há seis CONREPS e 2 (Dois) em vias de implantação. São eles: Conrep / RJ; Conrep / SP; Conrep / PR; Conrep / PE; Conrep / PA; Conrep / AM; Conrep / MG; Conrep / BR.
  5. IP- Institutos de Pesquisa, situados nas regiões dos CONREPS e por eles inicialmente selecionados e reconhecidos. São verdadeiros centros de aplicação e produção de conhecimentos, essenciais para a prática das atividades.

O Instituto Namaskar é uma Instituição de ensino voltada para formação de Parapsicólogos Clínicos Integrativos e Terapeutas em Constelação Familiar Sistêmica, ambos os cursos classificados como sendo de Qualificação Profissional de Nível Básico. Durante a realização dos cursos, o propósito é que o aluno possa alcançar, não só uma excelente formação profissional, mas também trilhar um caminho de autoconhecimento e melhor equilíbrio psicoemocional.

 

XX - CURRÍCULO DOS PROFESSOPRES

 

Profº ALEXANDRE BROCH

Graduação em Terapia Ocupacional pela Associação Catarinense de Ensino-ACE. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Internacional-UNINTER. Formações complementares em Transtornos Psiquiátricos leves, moderados e graves pelo Instituto Solidus. Psicanálise e Dependência Química pelo Instituto Um Novo Dia.

 

Profº ALFREDO LEONARDO PENZ

Graduação em Educação Física e Pós-Graduação em GIinástica Escolar pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE-UFSM) e Língua Inglesa (UNIVILLE-UFSC). Mestre em Educação e Cultura Pela Universidade para o Desenvolvimento de Santa Catarina (UDESC).

 

Profº ALYSSON SCHEREN

Graduação em Psicologia pela Associação Catarinense de Ensino (ACE). PNL-Programação Neurolinguistica; Hipnose; Hipnoterapia e Parapsicologia pelo Instituto de Parapsicologia e Ciências Mentais de Joinville (IPCMJ).

 

Profª ANDREA PLOTHOW

Graduação Ciências Biológicas (UNIVILLE); Pós Graduação-Mestrado em Ciências Biológicas, na área da Genética (UFPR); Lato Sensu Pós Graduação em Gestão e Controle Ambiental Aplicado aos Serviços de Saúde (UNIFESP). Pós Graduação em Yoga pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-São Paulo-2007). Formação terapeuta Ayurveda pela DhavantariAyurveda (São Paulo-2008). Cursos de Massagem Ayurvédica e Panchakarma Terapia e AyurvedicBeautyTherapy pela Escola de Ayurveda&Panchakarma - Kannur, Índia (2009). Curso Anatomia e Fisiologia do Hatha Yoga, pelo Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga (São Paulo-2009).

 

Profº EDUARDO O. CARVALHO 

Graduação em Pedagogia - (UNIASSELVI). Parapsicologia pelo Instituto de Parapsicologia e Ciências Mentais de Joinville (IPCMJ), Hipnoterapia e Terapia de Vidas Passadas pela Associação dos Hipnoterapeutas da Sociedade Brasileira de Hipnose e Regressão, Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro.

 

Profº EUCLIDES DE ALMEIDA SILVA

Diretor do Instituto de Parapsicologia de Joinville -  Namaskar, Bacharel em Ciências Jurídicas Pela Universidade Braz Cubas-UBC. Formação em Parapsicologia. Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro. Hipnose e Regressão. Apometria Quântica. Física Quântica Aplicada a Realidade Humana e Curso Livre de EFT.

 

Profº FÍDIAS TELLES

Bacharel em Filosofia Pela UFP-Universidade Federal de Pernambuco. Bacharel em Sociologia Pela UFP-Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em Ciência Política pela UFP-Universidade Federal de Pernambuco. Mestrado em Antropologia Cultural pela UFP-Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Parapsicologia.

 

Profº JOSÉ BONEZZI

Pós Graduado em Parapsicologia e Ciências Mentais Pela ICPG / SC. Graduado em Técnicas Comerciais pela UNIVILLE. Graduação em Economia pela UNIVILLE.

 

Profª JUCEMARA COLOSSI

Técnico em Meio Ambiente – Colégio Elias Moreira, Técnico em Enfermagem – Colégio Advance, Técnico de Segurança do Trabalho – Escola Técnica Tupy.

 

Profª LEILA CRISTINA ROCHA DE SOUZA

Formação em Reiki. Curso de Massoterapia e Estética pelo IREI-Instituto de Reabilitação Estética Integrada em Joinville. Curso de Massagem Osteossensibilizante. Espondiloterapia, Neurocirculatória, Descompressão Vertebral pela Escola de Massoterapia SOS Corpo. Especialização em Terapia Ortomolecular pela Shangri-la. Acupuntura Tradicional Chinesa pela ABED. Terapia Craniossacral pelo Instituto Upledger, Inc em Florianópolis. Curso Livre de Massagem Indiana. Curso Cura Prânica pela ABED. Curso de Parapsicologia e Ciências Mentais pelo IPCMJ. Hipnose Clínica pela HolosSchool. Iridologia Moderna níveis 1, 2 e 3 pela HolosSchool.

 

Profª. LETÍCIA MAURICI

Fisioterapeuta, especialista em Fisiologia do Exercício pela UFPR e no Método Pilates pelo PhysicalMind Institute (EUA). Experiência em Antroposofia aplicada ao desenvolvimento humano e empresarial, Constelações Familiares Sistêmicas, Meditação e Terapias Breves. Facilitadora das vivências e dos cursos de formação em Constelação Familiar Sistêmica no Instituto Namaskar.

 

Profª LUIZA SCHAFASCHEK

Curso de Terapia de Vidas Passadas; Nível I e ​​II Reiki Tibetano; Curso Practitioner - Prático em Programação neurolingüística; Curso Livre de Qualificação Profissional em Parapsicologia; Curso de Hipnose Clínica e Prática - Técnica em Hipnose.

 

Prof. MÁRIO SÉRGIO DE ALMEIDA

Administração de Empresas-Faculdade de Ciências Administrativas e Comércio Exterior Positivo. Especialização em Contabilidade e Finanças-UFPR. Especialização em Metodologia do Ensino Superior-UFPR. Curso de Iridossomatologia-Instituto Gaer. Curso de Física Quântica em Nossas Vidas- A&C Consultores. Workshop de Numerologia Pitagórica-Instituto Mente. Curso Básico e Avançado em Hipnose Clínica-Instituto Brasileiro de Hipnologia. Curso de Parapsicologia e Ciências Mentais-Instituto Mente. Curso de Hipnose e Regressão-Instituto Mente. Curso de Hipnose Clínica-Hypnos Clínica. Curso de Formação em Terapia Comunitária-Hospital das Clínicas. Curso de Hipnose Prática com PNL-Instituto Armstrong. Curso de Hipnose Prática e Clínica-Instituto Mente. Curso de PNL Practitioner-Instituto Mente. Curso RVG

Instituto SebastiamKoom. Curso Teórico e Prático-Academia Antônio Carneiro. Curso Teórico e Prático de Reiki sistema Usui Tibetano níveis I, II e III. Curso de Radiestesia, Radiônica e Noções de Geobiologia-com ElkeTschersovsky. Curso de Fascinação e Mesmerismo "MagnetistaEmeritus"-NLP International/ISI-CNV.

 

Profº MURILLO CUCATTO

Master em Hipnose Clínica pela Academia Internacional de Hypnosis Clínica e Experimental (Navarra - Espanha). Master em Programação Neurolinguística pelo Instituto Superior de Administração e Línguas - ISAL. Ministrante de cursos na área de Hipnose. Vasta experiência em atendimentos com técnicas de Hipnose, Regressão e Programação Neurolinguística aplicados às áreas organizacionais, saúde e educação.

 

Profª NEUZA MARIA FRANTZ BONILLA

Mestrado em Saúde e Meio Ambiente Pela Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE. Especialização em Psicologia e Saúde Mental cabelo Centro Universitário-Católica de Santa Catarina-UNERJ. Graduação em Fisioterapia Pela Faculdade de Ciências da Saúde de Joinville. Extensão universitária em Formação e Psicanálise Clínica Pela Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil.

 

Profª NILZA DE OLIVEIRA BONSENHOR

Bacharel em Naturologia Aplicada pela Unisul. Especialista em Parapsicologia com Ênfase em Ciências Mentais, pelo Instituto de Parapsicologia e Ciencias Mentais de Joinville. Especialista em Psicologia Transpessoal pelo Itecne. Psicoterapeuta Reencarnacionista pela ABPR. Facilitadora PSYCH-K® PRO. Coach pelo Sistema ISOR e Mestre Practitioner do Sistema Floral de Saint Germain. Cursos de Formação em Massoterapia, Heiki I e II, Apometria Quântica I, II e III, Cura Quântica, Elixires de Cristais Dharma, Cura Planetária I, II e III, Gerenciamento de Estresse Ocupacional e Eventos Críticos, Cromoterapia.

 

Profº RAFAEL FACHINI

Gestor Público Estadual na Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. Fisioterapeuta com formação em Hipnose, Regressão de Memória, Parapsicologia e Ciências Mentais. Pós Graduando em Fitoterapia. Membro do grupo condutor para implantação da Política Nacional em Atenção Integral a Saúde da Pessoa Privada da Liberdade. Vice-presidente do Conselho da Comunidade da Comarca de Itajaí/SC. Validador de Conteúdo convidado da UFSC para plataforma EAD. Palestrante e conferencista nos temas: Saúde, Integralidade, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Hipnose, Parapsicologia, Sistema Prisional, Políticas Públicas e Saúde Mental. Membro convidado do grupo de trabalho para Política de Desinstitucionalização, UFSC.

 

Profº SERGIO LEGNAGHI

Graduação em Engenharia Mecânica (UCS - Universidade de Caxias do Sul), qualificação em Parapsicologia pelo Instituto de Parapsicologia e ciências mentais de Joinville.  Formação em Radiestesia, Programação Neurolinguística (PNL), Hipnose, Numerologia, Regressão de Memória e Vidas Passadas, Florais de Saint Germain, Apometria.

 

Profº  Dr. VICTOR AGUIAR

Doutor em Psicologia da Educação (PUC - SP) - Mestre em Engenharia de Produção (UFSC - SC) - Pós-graduado em Marketing (ESPM - SP) - Administrador de Empresas (PUC – SP); Palestrante e consultor em diversas empresas e instituições de ensino, além de colaborar com diversas revistas e jornais; Coautor do livro Marketing Educacional em Ação e Conversando sobre empreendedorismo e autor dos livros Atendimento ao Cliente: novos cenários, velhos desafios, Cenários sociais e culturais em Design e Desenvolvimento profissional de professores de administração; Professor do Mestrado Profissional em Design da Univille e coordenador do projeto de pesquisa em Design de Serviços. Experiência como gestor e empreendedor, liderou equipes de vendas externas e internas. Possui também larga experiência na área de serviços Hipnólogo e hipnoterapeuta.

 

Profº WALDEMAR MORENO

Possui graduação em Direito pela Universidade Paranaense (1990). Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Paranaense (1999). Graduação em Licenciatura pela Universidade Paranaense (1992). Graduação em Formação de Professores de Disciplinas Profissional pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Umuarama (1991). Curso de Pós-graduação "lato sensu", em nível de especialização em Direito Penal e Processo Penal (1999). Mestrado em Direito Processual e Cidadania pela Universidade Paranaense (2006). Curso de Pós-graduação "lato sensu", área do conhecimento Segurança Pública, Especialização Gestão de Políticas de Segurança Pública (2009). Atualmente é delegado de polícia federal - Departamento de Polícia Federal. Professor de processo penal I, II, III e IV, Criminologia, Medicina Legal, Crimes Cibernéticos da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Contratado da Universidade Paranaense para o curso de pós-graduação, atua ainda como professor contratado da FCJ em Joinville e professor colaborador da Academia Nacional de Polícia. Curso Doutorado na UNIVALI, Universidade do Vale de Itajaí. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e processo penal, atuando principalmente no seguinte tema: Princípio do contraditório, investigação criminal e garantias constitucionais na investigação criminal.

 

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